Santa Catarina lança sistema para ampliar transparência da logística reversa e fortalecer reciclagem

Image

Nova plataforma digital permitirá rastrear o fluxo de resíduos e acompanhar o cumprimento das metas de reciclagem no estado

Santa Catarina deu mais um passo rumo ao fortalecimento da economia circular com o lançamento do Sistema de Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo (SisREV SC). Desenvolvida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a plataforma digital foi criada para aumentar a transparência, a rastreabilidade e a eficiência na gestão de resíduos, conectando fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, cooperativas, recicladores e entidades gestoras.

A ferramenta permitirá monitorar todo o fluxo da logística reversa no estado, oferecendo dados mais precisos sobre a destinação de embalagens pós-consumo e o cumprimento das metas previstas na legislação ambiental. A iniciativa integra a implementação do Decreto Estadual nº 1.056/2025, que regulamenta a logística reversa em Santa Catarina.

Segundo o governo estadual, o sistema busca transformar a gestão de resíduos em um processo mais transparente e mensurável, permitindo acompanhar resultados concretos das políticas públicas voltadas à reciclagem e ao reaproveitamento de materiais.

Economia circular e competitividade

Além dos ganhos ambientais, o SisREV SC deve contribuir para o fortalecimento da economia circular, modelo que incentiva a reinserção de materiais na cadeia produtiva, reduzindo a geração de resíduos e o consumo de recursos naturais.

Representantes do setor industrial destacam que a rastreabilidade das informações traz mais segurança jurídica e previsibilidade para as empresas, além de estimular práticas sustentáveis alinhadas às exigências dos mercados nacionais e internacionais.

Desafio é aumentar os índices de reciclagem

Apesar de ter sido o primeiro estado brasileiro a eliminar os lixões, Santa Catarina ainda enfrenta o desafio de ampliar a recuperação de materiais recicláveis. Atualmente, menos de 5% dos resíduos gerados são efetivamente reciclados, segundo dados apresentados durante o lançamento da plataforma.

A expectativa é que o novo sistema contribua para fortalecer toda a cadeia da reciclagem, incluindo cooperativas de catadores, recicladores e municípios, promovendo geração de renda, inclusão social e redução dos impactos ambientais.

Com o SisREV SC, o estado busca consolidar uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos e criar condições para ampliar os resultados da reciclagem, transformando materiais descartados em recursos capazes de retornar ao ciclo produtivo.


__________________________________________


Para acompanhar discussões sobre geração distribuída e inovação no setor elétrico,

participe da 31ª Edição do Fórum Regional de Geração Distribuída – Sul/Sudeste 2026, em Curitiba (PR), de 29 a 31 de julho de 2026.



Garanta sua vaga agora e conecte-se ao futuro da energia.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: