Eficiência Energética: O Caminho para um Futuro Sustentável

Image

MME trouxe reflexão sobre a importância de utilizar os recursos energéticos de forma inteligente e sustentável

No último dia 5 de março, o mundo celebrou o Dia Mundial da Eficiência Energética, uma data que não apenas nos convida à reflexão, mas também nos impulsiona a agir em prol de um futuro mais sustentável e resiliente. Tanto no Brasil quanto no cenário global, a eficiência energética emerge como um pilar fundamental na mitigação dos impactos das mudanças climáticas e na transição para um sistema energético mais limpo e equitativo.

O Brasil tem se destacado nos esforços para otimizar o uso de recursos energéticos. Segundo dados do Atlas da Eficiência Energética, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), nos últimos 17 anos, o consumo de energia nas residências brasileiras tornou-se 20% mais eficiente. Políticas governamentais, como a disseminação de equipamentos modernos e a adoção de sistemas de aquecimento solar de água, têm contribuído significativamente para esse avanço.

Dados do Ministério de Minas e Energia, apontam também que, além disso, o Brasil investiu cerca de R$ 5 bilhões em projetos de eficiência energética entre 2013 e 2022, conforme revelado pelo Atlas da Eficiência Energética. Dessa forma, os investimentos não apenas promoveram o desenvolvimento tecnológico, mas também fortaleceram a competitividade da economia, bem como reduziram a conta de energia para a população.

Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a eficiência energética é crucial não apenas para o consumidor, mas também para a preservação dos recursos naturais do planeta e para garantir uma transição energética justa e inclusiva.

"A eficiência energética é a fonte mais barata para o consumidor e também é chave na preservação dos recursos naturais do planeta e na sustentabilidade para a nossa e as próximas gerações. Sem o pilar da eficiência energética é impossível garantir que a transição energética na qual estamos avançando seja justa e inclusiva”, destaca
No contexto global, a eficiência energética tem recebido cada vez mais atenção. Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a eficiência e conservação de energia têm potencial igual ao das energias renováveis na redução das emissões de dióxido de carbono até 2050, representando juntas 50% do total necessário para atingir as metas de "net zero" destaca ele.

No âmbito nacional, programas de educação em eficiência energética têm sido modernizados e expandidos, visando a formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade ambiental e social, segundo Silveira. Essas iniciativas, aliadas aos esforços para modernização da infraestrutura e promoção de práticas sustentáveis, colocam o Brasil na vanguarda da transição para um futuro mais equilibrado e sustentável.

Em um mundo onde os desafios relacionados à energia e às mudanças climáticas são cada vez mais prementes, a eficiência energética representa um caminho promissor. A busca por soluções inovadoras e a adoção de práticas sustentáveis são elementos-chave para construir um futuro mais equitativo e resiliente, tanto para as atuais quanto para as futuras gerações.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: