Especialista aborda desafios e reflexões sobre energia paranaense durante Fórum GD

Image

Eduardo Felga Gobbi, especialista da TECPAR e UFPR, compartilhou visões sobre a transição energética e os desafios do setor no Paraná durante o evento

A 23° edição do Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD - Região Sul), que aconteceu em Curitiba, em abril, trouxe diversos especialistas de peso para falar sobre energia. Um deles, por exemplo, foi Eduardo Felga Gobbi, especialista da TECPAR e UFPR, que destacou a importância de repensar a abordagem das questões energéticas, especialmente em nível estadual.

Na ocasião, Gobbi fez um breve histórico do setor elétrico brasileiro, desde suas origens até os desafios contemporâneos. Ele ressaltou a inauguração oficial do setor com a introdução da lâmpada elétrica por Thomas Edison, em 1879, e como essa inovação rapidamente se espalhou, influenciando a transição da monarquia para a república e impulsionando a segunda revolução industrial.

"Era um momento muito rico no mundo inteiro, da entrada da energia elétrica, para fazer esse mundo que a gente conhece hoje. Das indústrias, das fábricas, dos bens de consumo, que vieram na sequência, dos eletrodomésticos. Ali era o início de tudo" pontua Gobbi.

O especialista destacou ainda a descentralização do setor elétrico brasileiro, com a construção de hidroelétricas municipais no início do século XX, e como essa descentralização foi posteriormente centralizada com a criação de grandes empresas estatais, como a Eletrobras, na década de 1960.

Gobbi também abordou a mudança de paradigma no final do século XX, com a entrada das questões ambientais na agenda política global, culminando na criação da política energética nacional em 1997. Ele enfatizou a diversificação crescente da matriz energética brasileira, incluindo a geração distribuída e o mercado livre de energia.

"Foi essa lei federal que cria todas as condições para que o que está acontecendo aqui hoje se viabilize" reforça o especialista.

No contexto estadual, Gobbi enfatizou a importância de conhecer o balanço energético do Paraná, identificar os recursos energéticos disponíveis e explorar oportunidades de desenvolvimento sustentável. Ele ressaltou o papel do Tecpar em colaborar com diversos setores da sociedade para enfrentar esses desafios de forma integrada.

"A gente tem que pensa na gestão energética olhando para o estado agora como um todo. Como eu posso identificar oportunidades, questão da segurança energética do estado. Fazer um balaço energético, a gente não conhece um balanço energético do estado do Paraná [...] em um cenário de mudança total" finaliza ele.

A palestra completa do especialista está disponível no canal oficial do Grupo FRG Mídias & Eventos, no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=p8REzCZloT4

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: