Biomassa BR



Congresso Brasileiro de Eucalipto

Feiras | Eventos ,

Image

  • Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 635, , Enseada do Suá
  • Vitória / ES
  • +55 (27) 3.53313e+007
  • Coord: 00.00000,-00.00000
Acesse o site



Conheça Congresso Brasileiro de Eucalipto

CONGRESSO BRASILEIRO DE EUCALIPTO


Será realizado entre os dias 23 a 25 de maio/2012 em Vitória/ES




JUSTIFICATIVA




Nos últimos anos, o setor florestal, baseado em florestas plantadas vem ganhando reconhecimento pela sua importância e contribuição ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.


As plantações florestais têm promovido mudanças em economias regionais e locais, o que tem provocado o aumento das oportunidades de trabalho e o aquecimento da economia, além de propiciar a melhoria da qualidade ambiental.


Os plantios florestais no Brasil tem se expandido de forma acelerada nos últimos anos (2005 – 2010) com crescimento médio de 3,5% ao ano e de forma mais acelerada no período de 2005 a 2008 atingindo a marca de 5,3% ao ano.




Este desempenho vem sendo liderado pelo crescimento das áreas plantadas com eucalipto, da ordem de 6,6% a.a; em contrapartida, a área plantada com pinus vem sofrendo uma retração anual na ordem 0,1 % ano no período entre 2005 a 2010, segundo anuário da Abraf 2011.


Esta forte expansão da área de eucalipto só não foi maior em virtude da crise financeira mundial que afetou os setores de gusa e papel e celulose, contribuindo de forma decisiva para que o índice de expansão de plantios registrado até 2008 não se repetisse nos próximos anos.




Em 2010, a área ocupada por plantios florestais de Eucalyptus e Pinus no Brasil totalizou 6.510.693 há, sendo 73,0% correspondente à área de plantios de Eucalyptus e 27,0% a plantios de Pinus.




A tendência observada nos últimos anos é a de que a expansão tende a continuar favorecendo ao grupo de espécies do eucalipto. Comparativamente as outras espécies florestais cultivadas, o eucalipto apresenta maior diversidade de uso, adaptação a diferentes ambientes naturais, maior velocidade de crescimento, maior desenvolvimento tecnológico e melhor retorno econômico.


Estas características permitiram o avanço dos plantios em direção às regiões Centro-Oeste e Nordeste, liderado pela Bahia com 86% da área com eucalipto dessa última região, concentrando-se no sul desse Estado que divisa com o Espírito Santo.


Apesar do maior crescimento dos plantios de eucalipto nessas regiões nos últimos anos, a região Sudeste continua liderando em área com 2.653.347 milhões de ha de eucalipto o que representa 41% do total de florestas plantadas com eucalipto e pinus no Brasil.




Maiores informações:
http://www.congressoeucalipto.com.br

Galeria de Imagens de Congresso Brasileiro de Eucalipto

Veja Congresso Brasileiro de Eucalipto no mapa.