Mato Grosso do Sul recebe investimento bilionário em etanol de segunda geração

Image

Setor sucroenergético demonstra a capacidade do Estado de atrair investimentos

Em um passo importante para a bioenergia no Brasil, o Governo de Mato Grosso do Sul anunciou um novo e significativo investimento na produção sustentável de etanol. A Raízen, parte do grupo Cosan, vai investir R$ 1,3 bilhão na expansão e modernização de sua usina em Caarapó, ao sul do Estado.

O montante será destinado à produção de etanol de segunda geração (2G), um biocombustível avançado produzido a partir dos resíduos da cana-de-açúcar, aumentando a eficiência energética e promovendo a sustentabilidade sem a necessidade de expandir áreas agrícolas.

Claudio Oliveira, vice-presidente de Relações Institucionais da Cosan, detalhou o investimento. "Nós temos um projeto de nove plantas. Já temos duas em operação e quatro que estão em construção. E naturalmente temos mais três que vão entrar em construção e uma delas em Mato Grosso do Sul, declarou Oliveira.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou a importância do projeto, que permitirá um aumento de 88 milhões de litros de etanol sem expandir a área plantada.

“Foi uma reunião muito produtiva e a gente tem a capacidade de mostrar o Mato Grosso do Sul para investidores do Brasil e de fora, dentro dessa linha de geração de energia, transição energética e de produção de alimentos que vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais”, afirmou Riedel.

Para o governador, Mato Grosso do Sul está se consolidando como um dos polos brasileiros de produção sustentável de bioenergia, alinhado às demandas globais de transição energética.

“Nossa posição estratégica no setor sucroenergético demonstra a capacidade do Estado de atrair investimentos que atendem tanto ao mercado de energia limpa quanto ao desenvolvimento econômico regional. Em reunião com o vice-presidente de Relações Institucionais da Cosan, Claudio Oliveira, ele confirmou o investimento de R$ 1,3 bilhão em Caarapó, que vai aumentar o número de empregos, de renda para o Estado, renda para as pessoas e principalmente para o desenvolvimento do município [de Carrapó] e toda a região”, comentou.

Com um crescimento focado em sustentabilidade e inovação, o investimento da Raízen reforça o papel de Mato Grosso do Sul na transição para energias renováveis, beneficiando a economia local e contribuindo para a descarbonização da indústria.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: