Biocombustível brasileiro é certificado para produção de SAF

Image

Certificação atesta que o etanol brasileiro cumpre critérios rigorosos de sustentabilidade

O Brasil deu um passo significativo no cenário global da aviação sustentável com a certificação de um biocombustível nacional para a produção de Sustainable Aviation Fuel (SAF), um combustível sustentável de aviação. Essa conquista é um marco não apenas para a empresa envolvida, mas para todo o setor de biocombustíveis no país, que reforça sua posição como líder na transição energética e na promoção de soluções sustentáveis em escala mundial.

O biocombustível certificado é o etanol, que passou por um rigoroso processo de avaliação e certificação internacional para ser utilizado na produção do SAF. A certificação ISCC CORSIA Plus, vinculada ao programa CORSIA da ONU, foi concedida para as unidades produtoras localizadas nos municípios de Paraguaçu Paulista e Narandiba, ambas no estado de São Paulo. Essa certificação atesta que o etanol brasileiro cumpre critérios rigorosos de sustentabilidade, desde a gestão e documentação até a rastreabilidade dos processos e a redução nas emissões de carbono, quando comparado aos combustíveis fósseis.

A obtenção da certificação se torna um passo importante na agenda de transição energética brasileira. Ela valida o etanol como um biocombustível avançado, que não apenas evita o desmatamento, mas também contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Essa conquista coloca o Brasil em uma posição de destaque no desenvolvimento e fornecimento de SAF para o mercado global de aviação, que está cada vez mais pressionado a encontrar soluções para mitigar seu impacto ambiental.

A Cocal, empresa responsável por esse avanço, enfatiza a importância da economia circular e do máximo aproveitamento da cana-de-açúcar para a produção de biocombustíveis. Segundo Luiz Scartezini, CEO da Cocal, “A Cocal acredita no máximo aproveitamento da cana-de-açúcar e, dentro do conceito da economia circular, sabe da importância do nosso negócio para redução das emissões dos gases de efeito estufa. Certamente estar habilitado para contribuir com o desenvolvimento do mercado de SAF é um importante passo e, também, acreditamos em outras rotas, inclusive com a utilização de biometano. Continuaremos com o processo de diversificação dos nossos produtos, criando valor para nossa cadeia produtiva, bem como para a sociedade”.

O mercado de SAF está em rápida expansão, e a utilização de biocombustíveis como o etanol e o biometano na sua produção é vista como uma oportunidade promissora para o Brasil. A transição para combustíveis sustentáveis é essencial para atender às metas globais de redução de emissões e para garantir a segurança energética no futuro. A certificação do biocombustível brasileiro reforça a relevância do setor e do país na produção sustentável de energia, alinhando-se aos esforços internacionais para a mitigação dos impactos ambientais da aviação.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: