Porto de Sohar inaugura operação de abastecimento de biocombustíveis para rebocadores

Image

Maior porto do Oriente Médio avança na Sustentabilidade Marítima

Em uma iniciativa inovadora, o Porto e Zona Franca de Sohar, no Oriente Médio, realizou sua primeira operação de abastecimento de biocombustíveis para rebocadores, marcando um passo significativo em sua estratégia para melhorar a sustentabilidade marinha e reduzir as emissões de carbono.

A operação contou com a entrega do biocombustível B20, composto por 80% de diesel e 20% de biocombustível, para o rebocador Sohar. A novidade foi divulgada em comunicado a imprensa na última semana pela administraçãodo porto.

Esta operação faz dele um dos primeiros no Oriente Médio a adotar biocombustíveis para rebocadores, um feito alcançado em colaboração com o operador de rebocadores Svitzer, o fornecedor de biocombustíveis Wakud e o fornecedor de serviços de bunker Hormuz Marin.


Redução das emissões de gases de efeito estufa

“A operação marítima é a principal contribuinte para as nossas emissões de gases de efeito estufa, que aumentaram devido ao crescimento do porto e ao consumo de combustível nas operações de rebocadores. A implementação de biocombustíveis reduzirá significativamente as emissões do Porto de Sohar, alinhando-nos com a visão ambiental de Omã para alcançar emissões líquidas zero”, afirmou Emile Hoogsteden, CEO do Porto Sohar.

Sulaiman Alhadhrami, CEO da Hormuz Marine, também destacou a importância desta transição para a sustentabilidade na indústria marítima na região. “Embora o gasóleo marítimo ainda seja necessário a curto prazo, o uso crescente de biocombustíveis reduzirá substancialmente as emissões de gases de efeito estufa, apoiando os esforços globais para combater as mudanças climáticas e demonstrando nosso compromisso com um futuro mais limpo no transporte marítimo”, comentou Alhadhrami.

Impacto Ambiental e Econômico

O biocombustível utilizado é uma energia renovável derivada de materiais orgânicos, como óleos de cozinha usados. Quando comparado aos combustíveis fósseis tradicionais, o biocombustível reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa. Estima-se que o uso de biocombustíveis no Porto de Sohar diminuirá as emissões de gases de efeito estufa em uma meta inicial de 17%, em alinhamento com o compromisso de Omã de atingir zero emissões líquidas até 2050.

Além disso, a iniciativa faz parte da missão do Porto e Zona Franca de Sohar de acelerar a transição para uma economia circular, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável em Omã. Isso inclui a conservação dos recursos naturais, utilizando-os de forma eficiente e alinhando-se com o objetivo da Visão 2040 de Omã de alcançar o desenvolvimento sustentável e promover a competitividade econômica.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: