Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados vai debater uso do biogás no transporte

Image

Biogás e o biometano integram uma matriz energética limpa, contribuindo para reduzir a dependência de combustíveis fósseis

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública na terça-feira (23) para debater a relevância do biometano e do biogás no setor de transporte, conforme relatado pela Câmara Notícias. O pedido para realização do debate foi feito pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que enfatizou a importância desses combustíveis na transição energética e na implementação de políticas de incentivo ao uso de fontes com baixos índices de gás carbônico.

O biogás, produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, principalmente resíduos como o bagaço da vinhaça, a palha da cana-de-açúcar e do arroz, possui vantagens significativas, conforme destacado por Leal. Além de ser uma fonte renovável, o biogás e o biometano integram uma matriz energética limpa, contribuindo para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promovendo a economia circular.

O deputado ressaltou que o biogás pode ser utilizado de diversas formas, incluindo a geração de energia elétrica e térmica, além de servir como combustível para veículos leves e pesados. Essa diversificação de aplicações oferece uma alternativa viável e sustentável, com menor impacto ambiental.

"Assim, o bagaço da vinhaça, a palha da cana-de-açúcar, do arroz ou outros subprodutos passam a ser utilizados na produção energética. O biogás pode se transformar em energia elétrica, térmica e em combustível para veículos leves e pesados, com menos impacto ao meio ambiente" destacou Leal.

A discussão promovida pela Comissão de Minas e Energia evidencia a importância de se investir em tecnologias e políticas que incentivem o uso do biogás no setor de transporte, contribuindo assim para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a construção de um futuro mais sustentável.


Biomassa BR com informações da Câmara Notícias

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: