Eficiência Energética é assunto principal de cartilha desenvolvida para uso do ar-condicionado no Brasil

Image

De propriedade da ABRAVA, nova cartilha traz informações sobre a relação entre o uso do ar-condicionado e a eficiência energética para ambientes comerciais pequenos ou médios e residências

Foi lançada pela ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) uma cartilha intitulada "Eficiência Energética no Ar-Condicionado – Tecnologias Aliadas às Boas Práticas", com o intuito de fornecer informações sobre o uso eficiente de ar-condicionado para donos e gestores de pequenos e médios comércios, bem como para a sociedade em geral.

Desenvolvida em colaboração entre o Departamento Nacional de Ar Condicionado (DNAC) e o Comitê de Eficiência Energética da ABRAVA, em resposta a uma solicitação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), a cartilha pode ser baixada gratuitamente.

O documento aborda a relação entre o uso do ar-condicionado e a eficiência energética, especialmente em ambientes comerciais e residenciais de pequeno e médio porte. Com linguagem acessível, a cartilha destaca a importância da escolha adequada do equipamento, projeto, instalação, manutenção e contratação de profissionais qualificados, levando em consideração legislações, normas, impactos financeiros e ambientais.

Diante da crise energética e do aumento das contas de consumo, a eficiência energética tornou-se uma preocupação central. A cartilha oferece orientações práticas para questões do dia a dia, como a seleção do equipamento mais adequado, o momento ideal para manutenção ou substituição e a contratação de profissionais qualificados.

A publicação está disponível para download e foi coordenada por Thiago Boroski (TROX Brasil) e Rafael Dutra (TRANE), com apoio técnico de diversas empresas membros do DNAC e colaboração especial da Traydus. A iniciativa conta com o apoio financeiro das empresas Daikin, Johnson Controls, Mecalor, Midea Carrier, Trane, Traydus e Trox Technik.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: