Pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto irão representar o Brasil no Panamá

Image

Delegação de 10 pessoas oriundas da Escola de Minas da UFOP está em busca de apoio financeiro para expandir conhecimento sobre bioenergia e energia circular desenvolvidas no Brasil.

A bioenergia está entre as formas de energia renovável gerada a partir de materiais orgânicos, como biomassa, resíduos agrícolas, florestais e até mesmo resíduos de alimentos. O tema tem sido constantemente debatido, uma vez que encontrar alternativas para driblar os efeitos do aquecimento global são essenciais, sendo a bioenergia uma delas.

E é justamente por essa necessidade de debate que pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) estarão representando o Brasil no Panamá, no final de novembro, durante o congresso SIPS - Sustainability Through Science and Technology Summit entre os dias 27 de novembro a 1 de dezembro de 2023.

A equipe, composta por um professor, 5 alunos de graduação e 4 alunos de Pós-Graduação, todos da Escola de Minas da UFOP, apresentarão pesquisas de alto conhecido envolvendo temas referentes à sustentabilidade como economia circular, bioenergia, descarbonização na siderurgia, processamento das ligas de Ni-Ti e comparação de duas rotas de produção de bioplástico.

Todas as pesquisas serão apresentadas pelos próprios pesquisadores, bem como em língua inglesa por ser uma conferência internacional. Na ocasião, o professor Paulo Assis, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DEMET), da Escola de Minas, também será homenageado dando o nome do simpósio sobre a produção sustentável do ferro e do aço “ASSIS INTERNATIONAL SYMPOSIUM On Advanced Sustainable Iron & Steel Making.

Grupo de pesquisadores busca apoio financeiro para participar do evento

A participação dos pesquisadores brasileiros, no entanto, busca também apoio financeiro para conseguir viajar. A equipe, que terá a presença de 5 cientistas mulheres, precisa compor recursos para hospedagem ao evento, uma vez que ele será realizado fora do Brasil.

De acordo com um dos pesquisadores e aluno de doutorado da UFOP, Dimas Pereira Coura, parte dos recursos já foram adquiridos pela universidade e também por uma grande empresa de mineração, contudo a equipe ainda precisa adquirir uma pequena parte do valor para viajar com segurança voltada à hospedagem de nove pesquisadores.
Empresas que desejam contribuir com os cientistas brasileiros podem entrar em contato diretamente com a equipe de pesquisadores pelos e-mails dimas.coura@aluno.ufop.edu.br , chaptersipsredemat@gmail.com ou então pelos celulares: 31 996760415, 31 99613 1979 e 31 99219 7674.

Fonte: Biomassa BR com informações UFOP.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: