Projetos de biomassa e biogás estão sendo estudados em Sergipe

Image

Visita técnica da Sergas ao Parque Tecnológico de Itaipu visa trazer novas oportunidades do gás renovável ao estado.

A produção de energia limpa está ganhando espaço no Brasil e muitos estados estão buscando desenvolver tecnologias renováveis. Um exemplo disso vem de projetos envolvendo biomassa, biogás e biometano aplicados no Parque Tecnológico de Itaipu, no Paraná. Eles serviram de inspiração para aplicação de novos projetos pela Sergas, companhia sergipana de gás natural localizada em Aracaju, Sergipe.

Na última semana, o presidente da companhia, José Matos, fez uma visita a Itaipu e buscou conhecer todos os projetos de biogás e biometano na região. O objetivo, segundo ele, é aumentar as opções do portfólio de supridores de gás para a distribuidora sergipana.

Na ocasião, Matos foi recebido por Felipe Marques, diretor de desenvolvimento tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), o qual demonstrou mais sobre o Centro de Gestão Energética (GE) do PTI-BR.

Segundo Marques, a infraestrutura do centro envolve uma planta de produção de hidrogênio, assim como laboratório de simulação de sistemas elétricos em tempo real, um laboratório para fabricação e testes de células de bateria, laboratórios de ensaios eletroquímicos de baterias de diferentes tecnologias e laboratórios de prototipagem mecânica e elétrica. Já a equipe técnica é formada por engenheiros, pesquisadores e técnicos.

Sobre o gás renovável, por sua vez, Matos conheceu mais sobre as tecnologias envolvendo a produção do biogás, bem como o quanto a transição energética dependerá de opções mais renováveis.

“Estivemos na sede do CIBiogás no sentido de, cada vez mais, adquirir conhecimento sobre o biogás e sua conversão em biometano. Visitamos ainda a planta de produção de hidrogênio que fica localizada no Parque Tecnológico de Itaipu, um projeto inovador e bastante ambicioso" explicou Matos em nota.

O especialista também destacou ainda que a ideia é conseguir a transferência de tecnologia e implantação do sistema de produção de biogás e biometano instalando em região-pólo do interior de Sergipe. Além dos benefícios ambientais, a expectativa é que a tarifa de gás também diminua.

“Isso atinge uma das premissas da concessão que é a modalidade tarifária. Produziríamos o biometano na própria região e a partir desse ponto, distribuiríamos para as regiões circunvizinhas. Estamos estudando todas as possibilidades para colocar Sergipe nesse cenário” explica Matos.
Vale destacar que PTI-BR atua há quase 20 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de energia e colabora com empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica a lidarem com os desafios em temas relacionados à transição energética.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: