Hidrogênio a partir do biogás: Uma das oportunidades geradas pelo gás renovável

Image

Criado a partir de origem orgânica, biogás pode contribuir de forma eficiente para transição energética.

A produção de hidrogênio a partir do biogás já está sendo considerada uma das oportunidades do gás renovável. Vale destacar que o bioproduto conta com um papel importante para a transição energética e já vem sendo considerado por muitos especialistas como uma das soluções tanto para fundos energéticos como outras aplicações no desenvolvimento social e econômico.

Durante a 18ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Sul (Fórum GD Sul), o assunto fez parte de um dos painéis, bem com trouxe importantes reflexões sobre o assunto envolvendo o biogás. Neste conteúdo, portanto, nós do Portal Biomassa BR, decidimos elencar algumas das oportunidades destacadas por Gabriela Pereira da Silva, especialista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Acompanhe.

Hidrogênio e as vantagens do biogás

O hidrogênio a partir do biogás é uma das oportunidades possibilitadas pelo gás renovável, o qual é considerado um biocombustível limpo. Embora o hidrogênio verde também possa ser produzido a partir de outras fontes limpas como a energia eólica, por exemplo, as oportunidades do biogás estão surgindo principalmente devido à demanda energética em crescimento, bem como escassez de combustíveis fósseis e mudanças climáticas.

“Quem não é familiarizado com o biogás, ele é produzido a partir de dejetos de animais, ou de restos de alimentos ou qualquer matéria orgânica de origem animal ou vegetal em um processo de digestão anaeróbica, ou seja, na ausência de oxigênio e ele é composto basicamente por metano 70% a 50% e CO2 35% a 40%. Alguns gases em menores concentrações” explica Silva.

A especialista destaca que o potencial energético do biogás é que faz com que as oportunidades com o hidrogênio apareçam já que hoje 71% das aplicações do biogás é destinado de energia elétrica. Dentre as principais vantagens do biogás citadas pela especialista está as possibilidades de armazenamento, bem como ele não ser considerado uma fonte intermitente.

“Então por que a utilização do biogás como energia, como energético? Porque ele tem uma geração firme de energia, tem a possibilidade de ser utilizada a qualquer momento, possibilidade de armazenamento, ele é despachável, não é intermitente. A gente sempre comparada com a energia solar e com a eólica e aí ele pode ter esse atendimento planejado e estratégico” reforça Silva.
A produção do hidrogênio a partir do biogás
Silva destaca que hoje a rota tecnológica do hidrogênio é composta em sua maioria de fontes fósseis de energia. Contudo a necessidade de cumprir metas climáticas o hidrogênio verde se tornou importante, porém Silva destaca para ser considerada de fato renovável o gás precisa ser gerado a partir de fontes renováveis e é aí que o biogás entra como solução.

“A gente passa como uma opção a utilização do hidrogênio musgo, que é o hidrogênio produzido a partir da biomassa ou de biocombustíveis até mesmo do biogás. Então se a gente pensar no biogás sendo oriundo de resíduos e a gente associando ainda uma capacidade de captura de carbono, a gente tem emissões negativas de CO2. E essa emissões sendo negativas a gente pode dizer então que esse hidrogênio ele acaba sendo mais verde do que o hidrogênio eletrolítico” pontua Silva.

A palestra completa da especialista está disponível no canal do YouTube do Grupo FRG Mídias & Eventos através do link:https://www.youtube.com/watch?v=yN9LOsdrNk4

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: