Biomassa Florestal é o painel solar natural que possuímos, afirma especialista

Image

Emanuele Graciosa, da RENABIO explica o que é biomassa florestal e as vantagens deste tipo de geração de energia.

A produção de energia renovável é um dos principais meios de driblar o aquecimento global. Embora o Ministério de Minas e Energia destaque que o Brasil tem uma matriz energética bem preenchida de fontes limpas, ainda assim é necessário investir cada vez mais para contribuir com as metas de descarbonização.

Durante o Fórum Regional de Geração Distribuída da região Sul (Fórum GD - Sul), a importância da biomassa florestal foi destacada pelos especialistas como uma das oportunidades na geração de energia.

Na ocasião, Emanuelle Graciosa, especialista da Rede Nacional de Biomassa para Energia (RENABIO), explicou aos participantes que a biomassa florestal funciona como painéis solares naturais, onde as folhas da biomassa convertem a energia do sol através da fotossíntese em energia química e tem o potencial armazenado nas moléculas como celulose, moléculas de lignina entre outros.

“A biomassa pode ser considerada uma fonte potencial de energia. Potencial porque se refere a uma possibilidade, ou seja, você precisa de um gatilho ou de uma ação para que essa energia que está nas moléculas, essa energia química seja liberada” explica a especialista.

Graciosa explica ainda que a biomassa pode ser usada como uma excelente fonte de energia elétrica e térmica, contudo precisa de tecnologias capazes de fazer essa conversão.

“Nós precisamos utilizar diversos dispositivos que geralmente operam em um círculo termodinâmicos que podem ser aplicados nesta finalidade. O mais comum deles é o círculo de rankini” explica a especialista.

De forma simplificada ela comenta que o processo envolve uma caldeira, onde a biomassa é queimada e gera vapor com alto conteúdo energético. O vapor, por sua vez, é convertido através de uma turbina em energia mecânica de eixo, também chamada de energia rotacional que acaba por ser encaminhada ao gerador, onde então é convertida em energia elétrica.

Graciosa destacou durante o evento o motivo da biomassa florestal ser considerada uma alternativa renovável na produção de energia no Brasil. Segundo ela, em meio a tantas metas de descarbonização estabelecidas nos acordos internacionais está a necessidade de diversificação da matriz energética brasileira, onde a biomassa entra como uma ampliação das fontes em até 23% até 2030 excluindo a fonte hidrelétrica.

Além disso, a especialista reforça que ao se investir em biomassa florestal para produção de energia, também será possível melhorar as ações de reflorestamento das florestas pelos próximos 7 anos.

“Neste contexto foi visualizado uma oportunidade de convergir essas duas medidas que seria a utilização da biomassa dedicada para fins energéticos, ou seja, a utilização de plantios florestais exclusivamente para a produção de energia elétrica. E a biomassa florestal, além de possuir baixo impacto na geração de gases de efeito estufa, vislumbra-se de uma criação de mercado capaz de absorver essa necessidade de restauração de áreas”, pontua a especialista.

A palestra completa de Graciosa pode ser assistida no canal oficial do YouTube, do Grupo FRG Mídias & Eventos pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=hEJNptdtD4s

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: