Desenvolver a agricultura de baixo carbono ainda precisa de conhecimento, diz especialista

Image

Tema foi abordado durante o primeiro Fórum Carbono Zero, em Manaus.

A geração de carbono hoje vem sendo bastante debatida em prol de um ambiente mais sustentável. E além de vários setores é necessário abordar a necessidade de baixo carbono também na agricultura, uma das principais responsáveis pelas altas emissões. Durante o primeiro Fórum Carbono Zero, Afonso Peche, especialista do Instituto de Agronomia de Campinas, abordou o assunto e destacou o quanto desenvolver uma agricultura de baixo carbono é essencial.

Na ocasião ele destacou que para inserir uma agricultura sustentável é necessário entender o carbono como um produto básico da atividade agrícola, contudo ainda falta bastante conhecimento para chegar aos reais interessados.

“Toda atividade agrícola prática a gestão de carbono, porém poucas têm clareza de resultados. A dinâmica do carbono ainda não é clara para os agricultores e o conhecimento atual não é transformado em ATER, a assistência técnica e extensão. Então esse é o pressuposto básico quando a gente vai trabalhar o conceito de gestão de carbono em propriedades agrícolas e empreendimentos agrícolas", afirma ele.

Para o especialista é necessário fazer essa ponte entre o conhecimento existente e levar de forma prática para os agricultores principalmente os médios e grande agricultores o entendimento de como fazer a gestão de carbono.

Peche ainda destaca que é necessário desenvolver uma proposta de modelo para a realidade brasileira, uma vez que o país é tropical e possui uma agricultura que possui ações de exportação e agricultura familiar ainda primitiva. A multipli aplicabilidade da agricultura de baixo carbono também é necessária para os diferentes tipos de agricultura que o Brasil possui segundo ele, bem como especificar as diretrizes de como manejar o carbono.

“Quando a gente fala sobre gestão agroambiental e carbono nós temos assim quatro pontos importantes dentro da proposta que é uma lógica. Então entender o que que é uma propriedade agrícola emitindo carbono, o que que é a propriedade agrícola sequestrando carbono, o que que é a propriedade agrícola armazenando carbono e como é que a gente trabalha o conceito de conservação de carbono dentro da propriedade agrícola. E isso vai nos levar também aos três níveis de gestão que é como administrar o carbono na propriedade. Como gerenciar o carbono e como operar a parte administrativa. Tudo o que é parte burocrática relacionada com a gestão de carbono” pontua Peche.

A palestra completa do especialista está disponível no canal oficial do Grupo FRG Mídias & Eventos no YouTube.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: