Fórum Regional de Geração Distribuída na região Sul começa hoje

Image

Evento, que acontece entre 26 e 27 de abril, está reunindo os principais players do setor no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre

O sucesso e futuro da produção de energia através da micro e minigeração de energia está sendo debatido essa semana na 18ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída da região Sul (Fórum GD Sul). O evento, que começou nesta quarta-feira (26) e acontece até amanhã (27), está reunindo os principais especialistas e players do setor em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a fim de alavancar conhecimento sobre uma das fontes de energia que mais cresce no país.

Durante a cerimônia de abertura, Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, destacou que hoje o principal ator dentro do setor de energia solar é o integrador, uma vez que é ele quem convence o cliente final e transforma o sonho dele em realidade de gerar sua própria energia. Na ocasião, ele agradeceu a participação de todos os profissionais da área no evento.

“Parabéns aos integradores que estão fazendo a diferença de norte a sul deste país, deixando um rastro de prosperidade, sustentabilidade e com isso conseguimos contribuir com um futuro ainda melhor e reduzir também as emissões do efeito estufa” destacou Fraga.

Vale destacar que o Fórum GD Sul é desenvolvido desde 2018 pela FRG e promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). A 18ª edição, por sua vez, vem recheada de novidades desde a localização até o conteúdo. A edição acontece pela primeira vez em um Shopping e terá a presença de palestrantes de alto nível, como Oscar Schmidt, campeão brasileiro de basquete e agora palestrante motivacional.

Fraga destaca que desde a primeira edição do Fórum, também na cidade de Porto Alegre, o estado cresceu muito no que diz respeito à geração distribuída. Para ele, as políticas públicas aplicadas pelo Rio Grande do Sul fizeram a diferença e trouxeram um impacto significativo a este tipo de geração de energia.

“Em 2018 estivemos aqui junto ao deputado Zelmute, com frente de micro e minigeração de energia. A frente parlamentar foi criada pelo deputado Zé Nunes e o especialista Zelmute. Ela tem feito a diferença no resultado final do impacto da GD aqui no estado do Rio Grande do Sul. A gente vê que apesar do Rio Grande do Sul ser um estado de menor proporção, bem menor proporção quando se compara com Minas Gerais e com São Paulo mantém um protagonismo sim muito interessante. Então fica aqui os meus parabéns” finaliza Fraga.

Quem também comenta o assunto é Zelmute Marten, Chefe de Gabinete do Rio Grande do Sul. Na ocasião ele destaca o quanto a geração distribuída tem sido importante para o desenvolvimento econômico, bem como a transição energética do estado e do país. Marten também reforça os esforços do governo gaúcho para o crescimento deste tipo de energia renovável.

“Nós no Rio Grande do Sul temos um esforço super apartidário envolvendo parlamentares, entidades, universidades, empresas, fazendo a nossa agenda institucional evoluir junto ao governo do estado e junto ao governo federal. Junto às questões tributárias e junto ao acompanhamento das questões de regulação em especial. Neste momento estamos acompanhando o marco da regulamentação da lei 14.30, lutando pelos direitos do consumidor e das empresas para que a gente possa produzir cada vez mais neste setor da energia solar e também das demais fontes que compõem as energias renováveis no nosso país. O momento é muito positivo, nós estamos aqui para trazer uma fala de esperança e de otimismo” finaliza Marten.

O Fórum GD Sul terá palestras de peso neste primeiro dia, onde desde o potencial do setor, até oportunidades de negócios e um meeting sobre o cenário atual com a lei 14300 estão confirmados. A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento, bem como o evento em si acompanhado através das redes sociais.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: