Audiência Pública prevê geração de crédito de Carbono através do biogás

Image

Evento aconteceu na última semana e pretende fomentar o mercado de biogás em cidade do Paraná.

A produção de energia limpa através do biogás já é uma realidade no Brasil. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) destacam que o país tem hoje 492 usinas em operação, sendo Minas Gerais, Paraná e São Paulo os estados líderes no segmento.

O estado paranaense, por exemplo, tem 80 usinas de geração distribuída de biogás em operação, assim como 9 delas em geração centralizada. E é em meio a esse potencial, que uma audiência pública foi desenvolvida na cidade paranaense de Toledo, na última semana. Em 2021, o município já havia destacado que ele seria o primeiro do estado a receber a construção da primeira grande usina de biometano.

O objetivo do evento público segundo Centro Internacional de Energias Renováveis - CIBiogás, no entanto, veio para definir questões relacionadas à geração de crédito de carbono através do biogás. Ele também aconteceu dentro do auditório do parque tecnológico da cidade, Biopark.

A audiência, que aconteceu no último dia 3 de abril, contou com a participação de produtores rurais, os quais possuem propriedades nos arredores da planta da empresa Future Carbon Group, a qual planeja inaugurar sua planta de biogás na cidade em junho.

Assim como a usina Me-Le Biogás, de origem alemã, divulgada em 2021 pelo governo do Estado e do município, o novo empreendimento instalado em Toledo será de grande porte com produção voltada para a geração de biogás.

O projeto foi planejado e implantado pelo CIBiogás, em convênio com a Itaipu Binacional e parceria com o Parque Tecnológico Itaipu no estudo técnico de Microgrid, além de contar com o apoio da Prefeitura Municipal de Toledo segundo a instituição.

“Buscamos sempre novas alternativas para combater as mudanças climáticas e criar um futuro mais sustentável, e os créditos de carbono emergem como uma ferramenta poderosa e eficaz nas plantas de biogás. Os créditos podem ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, pois incentivam a adoção de práticas e tecnologias com menor impacto ambiental, fomentam projetos sustentáveis e facilitam o cumprimento de metas globais de redução de emissões” destacou o CIBiogás no LinkedIn.

Vale destacar que atualmente a produção do biogás em Toledo é majoritariamente de dejetos suínos e de aves. Além disso, foi criada primeiramente como forma de melhorar o tratamento dos resíduos, transformando em gás e energia elétrica da cidade.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: