Parceria estrangeira deve fomentar projetos de hidrogênio verde e biogás no Paraná

Image

Iniciativa foi tomada pelo Governo do Estado e representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) na última semana.

A produção de energia limpa está ganhando espaço no Paraná e um exemplo disso vem de uma reunião realizada na última semana pelo governo do estado e representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Em nota, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a intenção da reunião é implantar com o apoio da agência japonesa planos estaduais que juntos fomentem tanto a produção de hidrogênio verde, biogás, biometano e uma agricultura mais sustentável.

Segundo o estado, a JICA conta com um longo acordo de cooperação com o Paraná e dessa vez visa o fomento de fontes renováveis, já que atualmente o estado tem sua matriz energética composta, a maioria, por fontes limpas. Dessa forma a expectativa é aumentar a produção, bem como reduzir a emissão de gases de efeito estufa e também se tornar referência em sustentabilidade para o Brasil e o mundo.

“O Paraná conta com a maior usina hidrelétrica do mundo, mas também tem investido em outras fontes renováveis de energia, com o apoio a produtores rurais para instalarem em suas propriedades usinas solares, de biogás e de biomassa. “Mas queremos diversificar ainda mais a matriz energética do Estado com inovações como o hidrogênio verde e outras fontes que reduzam a emissão de gás carbônico. Nossas diretrizes estão alinhadas com o desenvolvimento sustentável. Somos referência mundial em sustentabilidade e reunimos todas as condições para ser referência nessa área não apenas com a produção energética, mas também na agricultura, no saneamento e em todos os setores da economia ", ressaltou Ratinho Junior.

Na ocasião, a produção de hidrogênio verde também foi debatido pelos especialistas. Guto Silva, secretário estadual do Planejamento, afirmou que o Paraná pode se tornar um polo no Brasil de produção do insumo, no qual é obtido sem a emissão de gás carbônico e é utilizado para alimentar maquinários pesados, indústrias e aviões.

“A JICA tem projetos históricos com o Paraná e agora viemos apresentar o que pretendemos para o futuro, tratando do plano do hidrogênio verde, de biogás, do novo plano hídrico estadual, para um uso sustentável da água, inclusive na agricultura, e também iniciativas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Tratamos desses projetos nessa reunião e agora vamos dar encaminhamento para ter acesso a recursos que vão beneficiar diretamente a população paranaense” finalizou ele.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: