Manaus recebe Fóruns Carbono Neutro e Amazônia Sustentável na próxima semana

Image

Evento está confirmado para os dias 14 e 15 de março de 2023.

Os primeiros Fóruns Carbono Neutro e Amazônia Sustentável já tem data para acontecer em 2023. Focado em debater a quantidade de emissões de CO2 na atmosfera e a importância da Amazônia, os eventos estão confirmados para os dias 14 e 15 de março, em Manaus, Amazonas.

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos em parceria com On Jornal, os eventos acontecerão de forma simultânea no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Neste caso, ambos os eventos buscam debater a importância da Amazônia para ecossistema mundial, bem como os obstáculos enfrentados com o desmatamento e a importância de se desenvolver ações voltadas ao carbono zero pela sociedade.

Organizado em dois dias, os fóruns contarão com o apoio de pesquisadores, doutores e instituições acadêmicas brasileiras. Juntas elas explanarão com dados a necessidade da conservação da riqueza florestal, assim como a importância do reequilíbrio ecossistêmico que assegure a qualidade de vida planetária.

Para Ricardo Harduim, especialista do Instituto de Reflorestamento Integrado da Mata Atlântica (P.R.I.M.A), promotor dos Fóruns, os eventos vêm para reunir os principais agentes do setor e assim encontrar soluções viáveis para o problema da crise climática, a qual tem sido fomentada ainda mais pelo excesso de carbono emitido.

“Hoje os que mais sofrem com os eventos extremos climáticos são as pessoas de comunidades mais vulnerabilizadas. Então quais são as estratégias de adaptação.
Adaptação é a terminologia que a ONU utiliza para determinar como os governos, como as cidades, podem se preparar para proteger suas pessoas, suas comunidades dos eventos
climáticos. Como se dará essa definição e reorganização financeira de apoio. Então esse tipo de debate os Fóruns vão oferecer” reforça ele.

Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, por sua vez, destaca que a necessidade de emitir menos carbono é constante no mundo e inclusive os próprios Fóruns darão exemplo de compensação a fim de demonstrar que isso é possível.

“O Fórum inclusive é um evento carbono neutro, a gente zera as emissões através da neutralização, e entendemos que a Amazônia é o local ideal para o evento, por se tratar da
maior concentração de biodiversidade, de vida como um todo. Acreditamos que debater o futuro da sustentabilidade, das energias renováveis e de tudo que se diz respeito a uma vida com foco na preservação dos recursos naturais tem tudo ligado a esse evento que será realizado na Amazônia” explica Fraga.

Ambos os eventos terão uma programação intensa, onde palestras e rodas de conversas
acontecerão ao decorrer dos dias para proporcionar uma imersão sobre os temas de sustentabilidade, questão sócio econômicas e ambientais. A programação completa pode ser acessada no site.

Além disso, serão apresentadas inúmeras iniciativas para uma visão estratégica das empresas de compensação certificada de carbono como a compensação de carbono, negócios verdes, certificações, educação climática, políticas públicas, mercado voluntário e regulado de carbono.

Os interessados em participar ainda podem realizar suas inscrições através do site oficial https://www.forumcarbononeutro.com.br/site/

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: