Copel lança chamada pública para projetos de pesquisa na área de Hidrogênio Verde

Image

Mais de R$ 7,6 milhões serão destinados aos projetos contemplados segundo o governo do estado do Paraná.

A produção de energia limpa através do Hidrogênio Verde ganha mais um passo no Paraná. A iniciativa vem da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), a qual divulgou um novo edital de chamada pública esta semana para projetos PD de Hidrogênio Verde.

O projeto tem como foco contemplar projetos voltados à produção do gás renovável, o qual pode ser oriundo de biomassa, biocombustíveis e outros resíduos de natureza orgânica. Quem deseja participar, no entanto, tem até o dia 28 de fevereiro de 2023 para se inscrever.

Segundo o Governo do Estado do Paraná, por meio da agência de notícias, o orçamento do edital da Copel prevê um investimento de R$ 7,6 milhões para projetos contemplados. Neste caso podem concorrer projetos que se enquadrem em pelo menos uma das quatro linhas de pesquisa definidas no edital. Entre elas estão: desenvolvimento de metodologia para produção de hidrogênio de baixo carbono, busca de soluções inovadoras para a logística e distribuição de hidrogênio de baixo carbono, busca de soluções inovadoras para armazenamento do hidrogênio de baixo carbono e busca de soluções inovadoras para novas aplicações e uso do hidrogênio de baixo carbono.

Em nota, Moacir Bertol, diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, destaca que o hidrogênio verde está na lista de oportunidades renováveis procuradas e os projetos procurados pela companhia fazem parte de seus interesses para os próximos anos.

Estamos atentos aos novos desafios e oportunidades do setor elétrico e, sem dúvidas, o hidrogênio de baixo carbono, obtido com uso de energias renováveis, enquadra-se nessas características. É importante que a Copel domine essa tecnologia e contribua para que o Paraná desponte na rota do hidrogênio, gerando ganhos ambientais, sociais, tecnológicos e econômicos”, explicou ele.

Quem também comenta o novo edital publicado pela Copel é Leandro Foltran, gerente da área de P&D+I da Copel Geração e Transmissão. Segundo ele, o uso do hidrogênio tem grande potencial na produção de fertilizantes nitrogenados, já que o Brasil importa em torno de 80% do total consumido. Considerando que cerca de 25% do PIB brasileiro está ligado ao setor agropecuário, esse tema é estratégico para o Brasil.

“O uso do biogás traz maior eficiência e menor custo em relação à eletrólise e, ainda, incorpora atributos ambientais e sociais para a cadeia do hidrogênio verde, além de aproveitar o potencial agropecuário que o Estado do Paraná tem” reforça.

O edital, por sua vez, vem de encontro com os incentivos divulgados pelo governo do estado já que recentemente ele divulgou que está trabalhando pela elaboração de uma política pública de aproveitamento de forma intensiva de dejetos agropecuários com vistas à produção de biogás e biometano e foco no hidrogênio verde.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: