Biogás está levando oportunidades de energia e biofertilizante na agricultura familiar do Brasil

Image

Produção de biogás tem permitido levar energia limpa ao campo, assim como criar um subproduto para alavancar produções.

A produção de biogás já é uma realidade no Brasil. Dados do Centro Internacional de Renováveis - Biogás (CIBiogás) mostram que os resíduos agropecuários hoje são os mais utilizados na produção do gás renovável e está trazendo oportunidades aos pequenos agricultores.

Um exemplo desse avanço sustentável vem do Paraná. Na última semana o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) divulgou que mais de 80% das contratações realizados pela instituição possuem objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e envolvem a construção de biodigestores ou painéis fotovoltaicos em suas propriedades rurais.

A adesão de cada vez mais projetos, segundo o Governo do Estado, está nas facilidades oferecidas pelo Banco do Agricultor Paranaense, o qual traz a subvenção das taxas de juros para projetos de energia limpa. Com isso a adesão de projetos de biogás estão ganhando corpo já que a criação de animais gera resíduos nocivos à atmosfera devido às fezes do animal e a instalação do sistema de biogás permite usar esse tipo de resíduo para gerar a própria energia elétrica e também os resíduos orgânicos coletados transformados em biofertilizantes na produção agrícola.

Wilson Bley Lipski, presidente do BRDE, afirma que o destaque está no incentivo de produção e consumo sustentáveis, redução de impactos climáticos e geração de energias limpas e renováveis no campo.

“A pulverização de recursos permitiu que médios e pequenos empreendedores pudessem investir em mais projetos ambientais, com a redução dos valores contratados, alavancando não só a economia do Paraná, mas do Sul, onde o BRDE se consolida no seu papel de desenvolvimento social e econômico", afirma ele em nota.

Dos R$4,4 bilhões em contratações divulgados pelo BRDE, cerca de R$ 1,7 bilhão foram de contratações do Paraná através do Banco do Agricultor Paranaense, instrumento que possibilita ao Governo do Estado conceder subvenção econômica nos juros a produtores rurais, cooperativas e associações de produção, comercialização e reciclagem, e a agroindústrias familiares, além de projetos que utilizem fontes renováveis de geração de energia e programas destinados à irrigação, entre outros.
Vale lembrar também que todo esse progresso na geração de biogás faz parte do RenovaPR programa do Governo do Paraná que facilita a instalação de sistemas de energia fotovoltaica e biogás/biometano para produtores rurais.

Herlon Goelzer de Almeida, coordenador estadual do RenovaPR, afirma que o programa tem incentivando cada vez mais os agricultores familiares a aderir os meios da própria geração de energia.

“O RenovaPR estimula que tanto o agricultor quanto cooperativas e agroindústrias invistam na geração da sua própria energia. Estamos fazendo o nosso papel para a transformação energética do campo” finaliza ele.

Fonte: biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: