Biocombustível entra como importante alternativa de descarbonização na Índia

Image

Ministro do país enalteceu a importância da parceria do Brasil no que diz respeito a descarbonização do transporte através etanol para os indianos.

A produção de um setor de transporte mais limpo vem ganhando força na Índia devido à parceria do país com os profissionais brasileiros.

Durante a Auto Expo 2023, um dos principais salões do automóvel da Ásia, o ministro de Petróleo e Gás Natural da Índia, Hardeep Singh Puri visitou o espaço brasileiro no evento e destacou a importância do etanol no processo de descarbonização do setor de transportes do país, bem como seu avanço nos últimos anos devido à parceria do Brasil.

Quem o recebeu por lá, por sua vez, foi o diretor-executivo da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), Eduardo Leão de Sousa, o qual destacou que a presença do ministro marcou o lançamento do Centro Virtual de Excelência em Bioenergia (CoE), iniciativa da Unica em parceria com a Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos (SIAM).

No último ano, as entidades firmaram um memorando de entendimento para promover o etanol nos dois países e contribuir com informações técnicas para que outras nações, com vocação para essa agroindústria, possam desenvolver a tecnologia.

“Nossa parceria com a SIAM tem sido extremamente frutífera para garantir o sucesso do programa de etanol na Índia. Estamos extremamente felizes em dedicar o CoE à Índia e esperamos que ele ajude todas as partes interessadas a adquirir informações atualizadas sobre avanços tecnológicos, normas técnicas, regulamentos, políticas públicas e sustentabilidade relacionadas à biomassa e à bioenergia” explicou Sousa.

Durante o evento no exterior, o Ministro Puri afirmou que o setor de transportes da Índia teve um avanço na mistura do biocombustível na gasolina devido ao programa firmado. De 5% o país passou a inserir 12% da mistura no combustível fóssil e já vê bons resultados para o meio ambiente.

“Esta jornada com o etanol começou há alguns anos. Em 2014, tentamos ter uma mistura de 5%, mas não tivemos sucesso. Contudo, hoje tenho o prazer de andar por essa exposição e ver que estamos com uma mistura de 12%. A hora do etanol chegou. E estamos celebrando as suas vantagens e contribuições positivas para o meio ambiente e o desenvolvimento econômico” contou ele durante a visita ao espaço brasileiro.

Para 2025, por sua vez, o país tem a meta de mistura de 20% de etanol na gasolina e deve conseguir devido ao centro de excelência firmado entre a Índia e o Brasil. O presidente da SIAM, Vinod Aggarwal, também comentou o assunto e destacou que o lançamento da CoE apoiará e complementará os esforços dos governos na promoção da bioenergia, biocombustíveis e outros combustíveis de base biológica para a mobilidade com baixo teor de carbono na Índia e no Brasil.

“Estamos confiantes de que o CoE ajudará as partes interessadas a compreender o etanol e as tecnologias disponíveis para permitir uma transição suave e eficiente. Gostaríamos de agradecer à Única por seu apoio e esperamos uma parceria longa e frutífera” finalizou.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: