Hub de Hidrogênio está sendo estudado no Paraná

Image

Produção sustentável pretende descarbonizar a matriz energética, reduzir as emissões de carbono e trazer oportunidades de negócios.

A produção de hidrogênio está ganhando espaço no Paraná. Na última semana, o Governo do Estado realizou uma reunião com foco em desenhar a construção de um HUB de Hidrogênio verde no estado a fim de incentivar uma matriz elétrica mais renovável.

O encontro envolveu agentes de vários setores importantes e com responsabilidades na diversificação da matriz energética. Estiveram presentes, por exemplo, representantes da Copel, Sanepar, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e Invest Paraná.

Na ocasião, Guto Silva, secretário de Planejamento, destacou que a ideia da reunião é debater a importância da diversificação da matriz energética do Paraná, incluindo a produção de Hidrogênio Verde. Neste caso o objetivo é modernizar e inovar a produção sustentável de energia, com foco na descarbonização.

Silva ainda comentou que a produção renovável é um dos assuntos sensíveis já que tem relação direta com o dia a dia das pessoas. Além disso, as mudanças previstas também impactam nos modos de produção e na geração de empregos.

“O futuro passa por novas formas de geração de energia e componentes energéticos, como o hidrogênio renovável, usado na Europa para alimentar maquinários pesados, indústrias e aviões” explicou ele em nota.

A expectativa, segundo o especialista, é tornar o Paraná um polo na produção energética dessa fonte. A reunião, portanto, teve como objetivo compartilhar o conhecimento de cada um na área e assim estruturar o estado para receber uma nova vantagem competitiva sobre outros territórios, produzindo energia sustentável, verde e barata.

“Todos que estiveram presentes – e também as universidades no Estado – ou pesquisam o assunto há anos, ou têm editais na área, mas tudo ocorre de maneira isolada. Pretendemos unir com essa iniciativa. O plano de hidrogênio estará no nosso plano estratégico de grandes projetos estruturais, com foco no médio e longo prazo, e nós, Poder Público, temos papel de induzir e criar o ambiente para que floresçam bons projetos na área” explicou Silva.

Quem também comentou o assunto foi o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco. Ele explicou que para que o setor de hidrogênio verde cresça no Paraná é necessário o desenvolvimento de políticas públicas a fim de trazer segurança jurídica.

Durante o compartilhamento de informações, Rocco comenta que houve a apresentação de exemplos práticos, sendo um deles um projeto da Sanepar e Copel que já está em andamento. Considerado piloto, a iniciativa prevê a transformação dos resíduos das subestações de água da Sanepar em hidrogênio verde, assim como ele convertido em eletricidade para automóveis e disponibilizado nas estações de recarga da Copel.

Gustavo Ortigara, engenheiro de energias renováveis na Copel, finaliza afirmando que o hidrogênio verde tem um grande potencial de modelo de negócio no Paraná.

“As aplicações que conseguimos mapear do uso do hidrogênio renovável no Paraná estão no metanol, siderurgia e atendimento a indústrias, como cerâmica, vidro e cimento, também nas refinarias, que já têm produções próprias, e ainda em campos como o do armazenamento para produção de energia elétrica, mobilidade e exportação. Por outro lado, transporte naval e aéreo são setores de difícil descarbonização, por este motivo costumam ser o foco principal de estudos nessa área” finaliza.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: