Incentivo ao Biogás no RS está ganhando cada vez mais adeptos no estado

Image

Produção do gás renovável em propriedades rurais tem sido incentiva por edital através do governo do estado e já selecionou três empresas aptas a atuar no segmento renovável

A produção de biogás está ganhando espaço no estado do Rio Grande do Sul. Na última semana o governo estadual divulgou que três empresas foram selecionadas por meio do programa Biogás-RS, o qual foi criado por meio de edital em setembro. A iniciativa vem de encontro com os objetivos do estado sulista em desenvolver ações mais sustentáveis e assim bater as metas ambientais propostas.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) divulgou que três empresas cadastradas para participar do programa já estão aptas a desenvolverem projetos de biodigestores. Neste caso as propriedades estão liberadas para realizarem a elaboração e execução de projetos técnicos, assim como desenvolver estudos de viabilidade econômica, prestação de serviços e também assistência técnica na instalação de biodigestores no Rio Grande do Sul.

Vale destacar que os editais onde houveram os cadastros fazem parte do programa Biogás-RS, cujo objetivo é incentivar a geração e utilização de biogás, que é um biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos, como esterco e palhas. O produtor que aderir aos projetos renováveis ganha, em contrapartida, o abatimento de juros bancários do Badesul.

“O edital do biogás consiste na formalização das regras de constituição do cadastro público de empresas e profissionais habilitados à elaboração e execução de projetos técnicos, estudos de viabilidade econômica, prestação de serviços e assistência técnica em sistemas de produção de energia elétrica e outros insumos a partir de biogás, mediante a inserção de informações em sistema informatizado de coleta e encaminhamento eletrônico de documentos. O investimento previsto pelo executivo estadual, para editais posteriores, é de R$ 50 milhões” destacou o governo na época que o edital foi divulgado.

Na ocasião, Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do estado destacou que o edital do biogás é uma chamada pública que se insere nos objetivos sustentáveis da ONU e também atende os compromissos que o Estado tem tomado em favor do clima.

"É um instrumento importante de definição dos atores que vão fazer a política de pagamento de serviços ambientais no nosso Estado. Com isso, serão beneficiados aqueles que sempre preservaram. Tenho certeza que o exemplo vai estimular os demais”, afirmou ela na época.

Dentre os principais pontos realçados pelo Biogás RS está o tratamento adequado para os resíduos orgânicos, grande parte proveniente do agronegócio, principal atividade econômica gaúcha, assim como o aumento da participação de fontes renováveis na matriz energética com foco em atrair novos investimentos para o setor. A criação de empregos, a gestão adequada dos resíduos e a ampliação da oferta de biogás e biometano em diferentes regiões do estado também estão entre os objetivos do edital.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: