1 bilhão de investimentos são alcançados em programa de transformação energética no Paraná

Image

RenovaPR conta com mais de 5 mil projetos renováveis envolvendo produção de biogás, biometano e painéis fotovoltaicos.

Com foco em transformar a matriz energética do Estado, bem como reduzir os custos do produtor rural, o programa RenovaPR, lançado em 2021 no Paraná, está trazendo bons frutos às energias renováveis.

Na última semana, a Agência de Notícias do Estado divulgou que 1 bilhão de investimentos foram alcançados pelo programa com foco na transformação energética. Ao todo o programa já conta com 5251 projetos acatados pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).

Neles, segundo o Instituto, estão projetos de produção de biogás e biometano nas instalações rurais, assim como a instalação de sistemas de painéis fotovoltaicos nas propriedades rurais paranaenses.

“É uma soma de investimentos em andamento que ultrapassa um bilhão de reais, mobilizados com o apoio do Banco do Agricultor Paranaense", explica o governo.

Herlon Goelzer de Almeida, coordenador estadual do RenovaPR, reforça que o programa alcançou este alto investimento porque os altos custos de energia para os agricultores fez com que eles buscassem alternativas de geração própria principalmente para economizar no processo produtivo.

“O alcance da marca expressiva de um bilhão de reais de projetos acatados pelo IDR - Paraná no Programa de Energias Renováveis, o RenovaPR mostram o acerto da medida tomada pelo IDR, pela secretaria da agricultura do Paraná de ter um programa para os produtores rurais. Os produtores se identificam com esta oportunidade, com essa política pública por conta que estão vendo o impacto que o preço da energia está causando nas suas atividades produtivas” afirma Almeida.

Outro ponto comentado pelo especialista foi que o retorno sobre o capital investido no programa acontece antes do vencimento dos prazos dos financiamentos, uma ótima forma de mostrar que a energia renovável é vantajosa, bem como possui viabilidade econômica.

“O tempo de retorno sobre o capital investido em energia solar é de 42 meses. Já para o biogás é de 6 a 12 meses para a geração térmica substituindo lenha e 18 meses substituindo GLP. Para a geração de energia elétrica por biogás, o retorno acontece entre 36 a 42 meses. Como as linhas de crédito rural são de 60 a 120 meses, com média de 72 meses, o retorno sobre o capital investido acontece muito antes do vencimento dos prazos dos financiamentos, o que demonstra a viabilidade econômica dos projetos. O RenovaPR está aberto aos produtores interessados tanto na instalação de unidades fotovoltaicas quanto de biodigestores, que transformam biomassa em energia ``, afirma a agência.

Para quem tem interesse em participar do projeto, Almeida explica que o produtor precisa buscar informação nos escritórios do IDR-Paraná ou no site oficial do órgão. Vale destacar que são passíveis de benefícios todos aqueles projetos que precisem de até 500 mil reais para energia solar fotovoltaica e de até um milhão e meio em biodigestor.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: