24% da geração de eletricidade dos Estados Unidos no primeiro semestre de 2022 veio de fontes renováveis

Image

Aumento foi destacado pela agência de energia elétrica do país na última semana. Biomassa tem se destacado.

A produção de energia limpa nos Estados Unidos está ganhando força. Quem confirma é um relatório divulgado na última semana pelo Departamento de Energia Elétrica do país (EIA). No primeiro semestre do ano, um aumento de 24% da geração de fontes renováveis foi registrado em comparação ao ano de 2021, o que é bastante significativo para os especialistas.

As energias renováveis ??são as fontes de geração de eletricidade que mais crescem nos Estados Unidos até o momento. Entre elas estão inclusas energia hidrelétrica convencional, bem como eólica, solar, geotérmica e biomassa.

“A geração de energia hidrelétrica e eólica, que, combinadas, compõem a maior parte da geração renovável dos EUA, normalmente atinge o pico na primeira metade do ano, quando há mais dias ventosos e a camada de neve do inverno está derretendo", explica o departamento.

Embora a maior parte da geração de eletricidade renovável do país esteja vindo de energia hidrelétrica, solar e eólica, a fonte de biomassa vem ganhando notoriedade, segundo o departamento. Só em 2022 o setor de energia elétrica deverá gerar 27,9 bilhões de quilowatts-hora (kWh) de energia de biomassa, incluindo 14,6 bilhões de kWh de biomassa residual e 11,9 bilhões de kWh de biomassa de madeira segundo o mais recente Short-Term Energy Outlook, outro relatório da EIA.

Biomassa no Brasil

A produção de energia através da biomassa no Brasil também vem se destacando. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa, Bioenergia, Bioeletricidade, Pellets e Energias Renováveis (ABIB) destacam que o potencial de energia primária dos resíduos agrícolas em 2021, por exemplo, foi de 7,5 milhões bep/dia.

A projeção para 2030, por sua vez, é ainda maior, segundo a associação, a qual destaca que o potencial pode chegar a 8,9 milhões de bep/dia até lá. Grande parte da sua produção no Brasil hoje está concentrada em unidades industriais.

O potencial das biomassas no Brasil também foi exaltado pela Embrapa Agroenergia. A mesma destacou que a bioeconomia/economia circular conta com uma participação de 13,8% do PIB, o que equivale a 286 bilhões de dólares.

Alexandre Alonso, chefe-geral da Embrapa Agroenergia, destacou na última semana em um evento no Rio de Janeiro que os biocombustíveis possuem um papel importantíssimo na economia circular do carbono, bem como a ciência, tecnologia e inovação são os drivers, ou seja, o que move a bioeconomia no país hoje.

“Hoje já temos novos mercados para os bioinsumos, bioprodutos e químicos renováveis e, por meio de tecnologias como a das biorrefinarias, onde se aproveita todo o potencial das biomassas, já se provou que é possível conciliar a produção de bioenergia sem impactar a produção de alimentos. Nosso planeta é finito, mas criatividade e inovação são processos sem limites, infinitos ``, finalizou ele.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: