Turquia pode reduzir pela metade dependência por combustíveis fósseis até 2030 através do vento

Image

Capacidade instalada em energia eólica no país deve ter um aumento de 34% a 38% nos próximos anos, segundo estimativas.

A produção de energia limpa na Turquia tem ganhado espaço. A expectativa é que os novos projetos renováveis em desenvolvimento aumentem a capacidade instalada consideravelmente nos próximos anos e assim reduza a dependência do país pelos combustíveis fósseis.

As informações são da organização sem fins lucrativos Ember, a qual realizou uma análise sobre os projetos no país. Em nota, a instituição destacou que o aumento da capacidade eólica e solar na Turquia em 2022 demonstrou uma redução no uso de combustíveis poluentes importados como carvão e gás natural.

Em 2021, o ano começou com uma geração de energia elétrica de 50% de dependência desse tipo combustível, entretanto, conforme os meses foram passando e a entrada de empreendimentos renováveis utilizados, a dependência reduziu consideravelmente para 32% de gás natural e apenas 16,7% de carvão.

Os dados, por sua vez, são considerados bastante significativos e a expectativa é que a dependência fique ainda menor nos próximos anos, visto que a capacidade instalada de energia eólica e solar deve crescer entre 34% a 38% até 2030.

Ufuk Alparslan, chefe regional da Ember na Turquia, Ucrânia e Balcãs, afirma que a energia através do vento e do sol serão lideranças no futuro e tornará o país independente no que diz respeito à energia elétrica.

“Os recentes desenvolvimentos em todo o mundo mostraram como é arriscado depender de combustíveis fósseis como carvão e gás natural. A solução para isso são fontes de energia baratas e limpas, como solar e eólica. A energia solar e eólica desempenharão um papel de liderança na garantia de energia independência para países com recursos energéticos limitados como Türkiye nos próximos anos" afirmou ele em nota.

Segundo a análise da Ember, a Turquia hoje conta com uma capacidade instalada de 11,1 gigawatts de energia eólica e deve aumentar devido os empreendimentos em construção para 30 gigawatts até 2030, equivalente à adição de 2,5 gigawatts de energia eólica a cada ano.

Já no que diz respeito a energia solar, o país conta hoje com uma capacidade instalada de 8,8 gigawatts, porém a intenção é aumentá-la para 40 GW até 2030, sendo 4 gigawatts por ano.

O país adiciona cerca de 1 gigawatt anualmente de capacidade de energia solar e eólica separadamente atualmente . A participação das fontes na geração de eletricidade do país foi de 13,6% no ano passado. No entanto, com o aumento da capacidade, a participação da energia solar e eólica na geração de eletricidade no país pode atingir um nível entre 34% e 38%, reduzindo a dependência de importação pela metade, acredita a Ember.

A análise considera a ratificação do Acordo Climático de Paris por Türkiye e sua meta de emissão zero líquida para 2053, que exige um novo plano de energia com foco no aumento da capacidade de energia limpa.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: