Fórum GD abordará a importância da qualidade nos equipamentos do sistema fotovoltaico para sua eficiência e segurança

Image

Primeiro dia do evento começa nesta quarta-feira, 21 de setembro, em Palmas, no Tocantins e terá mais de 10 painéis divididos em dois auditórios

A décima sexta edição do Fórum GD - Região Norte começa nesta quarta, 21 de setembro. O evento que acontecerá em Palmas, no Tocantins, debaterá temas importantes que visam o desenvolvimento da fonte renovável na região norte do país. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram que ela ainda é a que menos contribui com o setor, porém conta com um grande potencial a ser explorado.

Com isso o que não faltará no evento são temas pertinentes e que visem não só o crescimento das instalações, bem como também sua eficiência e segurança. Afinal todos os sistemas funcionam através da eletricidade. Um painel exclusivo sobre a qualidade dos
periféricos do sistema fotovoltaico está confirmado para o primeiro dia. De acordo com o Grupo FRG Mídias & Eventos, ao todo o Fórum contará com 19 painéis, sendo 10 deles já no primeiro dia. Além disso se somadas todas as palestras o número
chega a 70. Assim o conhecimento será bastante intenso e com grandes oportunidades de profissionalização.

O painel sobre a importância dos periféricos, por sua vez, acontecerá logo após o almoço no auditório Tocantins Palco 01. Bem como será ministrado por importantes nomes do setor na atualidade como Eduardo Lopes, da Inox Par, Renato Teixeira, da Clamper, Francisco Vieira, da Amphenol e José Márcio Rosa, da Embrastec.

Para a ocasião está garantido um debate ao vivo sobre o assunto com a possibilidade de participação dos congressistas, bem como moderado por Mauro Wedekin, coordenador de comunicação, da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). O objetivo principal, segundo a organização, é discutir os cuidados de projetos, bem como a aplicação de componentes de um sistema GD/FV.


Tema foi sucesso em outros Fóruns GD

A importância da qualidade dos equipamentos fotovoltaicos já foi abordada em outros fóruns de geração distribuída também. A temática tem sido cada vez mais trazida para osdebates do setor devido à necessidade de garantir tanto a eficiência energética bem como a segurança do consumidor que terá o sistema instalado.

Cabo e Conectores, por exemplo, estão entre principais falhas de sistemas fotovoltaicos, segundo Francisco Vieira, especialista da Amphenol, portanto falar sobre o assunto tem sido cada vez mais necessário. “A gente recebe bastante vídeo de alguns colegas que mostram uma qualidade de trabalho que a gente se assusta quando vê. O que acontece no mercado. A intercambealidade muitas vezes não é bem feita. A aplicação de um cabo que é feito no alicate de bico com certeza isso terá problema no futuro ou um futuro bem próximo” ressalta ele.

Dentre os problemas encontrados com frequência estão conectores de baixa qualidade, assim como diferentes marcas e modelos, além de um encaixe deficiente e também uma crimpagem mal executada.“Você compra o melhor painel, o melhor inversor, a melhor estrutura, o melhor DPS, o melhor conector e ele vai atrás de um cabo mais barato. Hoje no Brasil todo fabricante de cabo diz que faz cabo solar, então tem muito cabo de construção sendo vendido como cabo de energia solar e os preços são assustadores” finaliza Vieira.

Os interessados em participar do fórum ainda podem fazer suas inscrições. Elas estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial do evento através do link: www.forumgdnorte.com.br



Fonte: Fórum GD - Região Norte

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: