Edital de 20 milhões de reais para cadeia do biogás e biometano foi anunciado pelo Governo Federal

Image

Iniciativa visa fomentar produtos, processos ou serviços voltados a cadeia produtiva do gás renovável.


A produção de biogás e biometano no Brasil está ganhando mais incentivos. Na última semana, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a empresa pública da pasta, FINEP, divulgaram, em parceria, o edital da nova chamada pública de subvenção em biogás e biometano.

O documento segundo o MCTI tem como objetivo destinar 20 milhões de reais para produtos, processos ou serviços voltados à cadeia produtiva do gás renovável. Cada proposta poderá receber entre 1 a 4 milhões de reais conforme o tema abordado. Vale destacar que os mesmos envolvem a inclusão de soluções para o pré-tratamento de biomassa, assim como equipamentos de biodigestão, monitoramento e qualidade do biogás e biometano e também insumos para biodigestão.

Outro ponto importante é que o valor destinado será retirado do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). As empresas interessadas em se inscrever tem até o dia 26 de agosto para preencher o cadastro, o qual está disponível no site da FINEP, na abas de consultas públicas.

O anúncio do novo edital aconteceu através de um webinar, onde o ministro Paulo Alvim destacou que a chamada faz parte de um trabalho da pasta para incentivar a descarbonização, combustíveis sustentáveis e energias limpas.

“Essa chamada pública ela se insere dentro de estratégias políticas […] que trabalha energia alternativa e em especial o biometano. Neste sentido essa chamada ela complementa uma chamada também da FINEP que se encerra agora em cinco de agosto de subvenção econômica para combustíveis sustentáveis ou seja todo um esforço e se soma a um conjunto de outras chamadas também conduzidas pela FINEP e algumas pelo CNPQ na área de energia alternativas, combustível do futuro e hidrogênio, ou seja, toda uma preocupação do ministério dentro de uma orientação do governo federal e aqui eu quero destacar a parceria com o Ministério de Minas e Energia e com Ministério do Meio Ambiente na estratégia da gente fortalecer cada vez mais o Brasil como um player na área de energia alternativa” ressaltou ele.


Quem também comentou o assunto foi o presidente da FINEP, Waldemar Barroso Magno Neto, o qual reforçou o papel da empresa em apoiar instituições de ciência e tecnologia e companhias no desenvolvimento científico e tecnológico do país.

“A FINEP como agência nacional de inovações vinculada ao ministério da ciência e da tecnologia em inovações é uma ferramenta de fomento ao desenvolvimento tecnológico do país e também apoia instituições de tecnologias inovadoras de todos os portes por esse motivo estamos muito felizes em apresentarmos a chamada para biogás” afirmou ele.

O especialista espera que todas as empresas candidatas tragam projetos com a maior qualidade possível, assim como as vencedoras tenham muito sucesso nos empreendimentos de modo que possam contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Otávio Burgardt, diretor de inovações da FINEP, foi quem apresentou o edital. O webinar, com todas as especificações, pode ser assistido no canal do ministério no YouTube

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: