Parceria entre Boeing e Alder Fuels visa produção de biocombustível para aviação

Image

Chamado de SAF, combustível tem como foco tornar voos mais limpos nos próximos anos.

A produção de biocombustíveis renováveis para aviação vem sendo fomentada pelo mundo. Na última semana, uma parceria entre a multinacional norte-americana Boeing e a empresa de combustíveis inglesa Alder Fuels, foi firmada a fim de expandir a produção de combustível de aviação sustentável (SAF) em todo o mundo.

Em nota, as empresas destacaram que a iniciativa visa fazer a conversão de resíduos florestais e agrícolas sustentáveis em combustível limpo para a aviação de modo que a dependência do combustível fóssil atual, querosene, reduza em até 75% nos Estados Unidos.

Segundo a Alder, a tecnologia utilizada na fabricação do combustível permite a conversão eficiente de resíduos florestais abundantes e sustentáveis ??e biomassa regenerativa em um combustível verde de baixo carbono para a conversão de combustível de aviação. O produto, segundo a empresa, é adequado para conversão em SAF drop-in, o que significa que pode ser produzido pelas refinarias existentes com seus equipamentos e infraestrutura atuais.

Sheila Remes, vice-presidente de sustentabilidade ambiental da Boeing, reforça que a parceria vem para reduzir as emissões de carbono na atmosfera, assim como contribuir com as metas ambientais. Além disso, ela reforça também que a produção contribuirá inclusive com o setor de biomassa dos Estados Unidos, uma vez que a produção do setor consegue fornecer biomassa suficiente para gerar o combustível e reduzir a dependência do país em 70% de querosene tradicional.

“À medida que trabalhamos para o compromisso da indústria da aviação civil de zero emissões líquidas de carbono até 2050, sabemos que são necessárias 700 a 1.000 vezes mais SAF para atingir essa meta. Também sabemos que, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA, os resíduos florestais e agrícolas dos EUA sozinhos poderiam fornecer energia de biomassa suficiente para gerar combustível de aviação SAF suficiente para substituir 75% do consumo de combustível de aviação dos EUA. Parcerias como as da Alder nos permitem defender e dimensionar o fornecimento de SAF” destacou ela.

Testes de qualificação acontecerão em aviões da Boeing

Os testes com o novo combustível, por sua vez, acontecerão com aviões da Boeing, os quais testarão e qualificarão o SAF produzido pela Alder. De acordo com a empresa inglesa, os experimentos contribuirão para avançar em políticas públicas para acelerar a transição para energia renovável na aviação, bem como aumentar a quantidade de SAF para o mercado aeroespacial global.

Em janeiro de 2021 a Boeing se comprometeu a entregar aviões 100% com capacidade SAF até 2030, reforçando os esforços criados pela parceria entre as empresas. Bryan Sherbacow, CEO da Alder Fuels, destaca que a parceria permitirá agilizar a disponibilidade de biocombustível SAF para todos os países em breve.

“A tecnologia da Alder oferece um futuro de coleta de energia para alimentar aeronaves, em vez de perfurar para isso, convertendo biomassa sustentável amplamente disponível em um produto sustentável para refino em SAF. Agora podemos aumentar a oferta para atender à demanda do setor de aviação. Essa parceria com a Boeing agilizará a disponibilidade do SAF em todo o mundo, promoverá políticas que garantam a sustentabilidade e promovam a justiça ambiental e cultivarão as economias locais” finalizou ele.

De acordo com o Air Transport Action Group, uma coalizão da indústria focada em sustentabilidade, a maior oportunidade única para atender e ir além da meta de 2050 da indústria é a expansão rápida e mundial de combustível de aviação sustentável e novas fontes de energia.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: