Aumento na produção de Pellets é sentido nos EUA

Image

Dados computados revelam que mais de 920 mil toneladas de biomassa densificada foram registrados nos últimos meses.

A produção de biomassa para o desenvolvimento de biocombustível tem ganhado força nos Estados Unidos. O último relatório publicado pela Administração de Informação sobre Energia (EIA - em inglês) revela bons dados sobre esse tipo de produção no país. Ao todo 920 mil toneladas de combustível a partir de biomassa densificada foram produzidas, sendo 880 mil já com venda garantida.

De acordo com a EIA, os dados fazem parte do relatório mensal de junho. As informações, por sua vez, foram coletadas de 80 fabricantes operacionais do combustível. Os mesmos, segundo a Administração, possuem capacidade total de produção combinada de 13,26 milhões de toneladas por ano.

Já sobre a produção, a biomassa utilizada foram pellets de madeira para aquecimento, assim como também pellets utilitários. O desenvolvimento econômico que o setor trouxe ao mercado sustentável também foi destacado pelo relatório, uma vez que a produção do combustível renovável permitiu o aumento de campos de trabalho para mais de 2 mil pessoas.

Em relação às vendas, por sua vez, a EIA destacou que a maior delas aconteceu de forma doméstica. Entretanto, a exportação também teve bons números e um preço médio de 183,84 dólares por tonelada.

Outro ponto positivo da produção de biomassa nos Estados Unidos diz respeito aos estoques. Tanto o pellet premium como utilitário tiveram aumento em seus reservatórios. Dessa forma, mais de 13 milhões de toneladas foram registradas em março de biomassa densificada, mostrando o real potencial do país para esse tipo de produção.

Os pellets no Brasil

Assim como os Estados Unidos, a produção de biomassa densificada para produção de energia no Brasil vem ganhando força. A alta no petróleo tem criado oportunidades para novas fontes energéticas no país como no caso do uso de pellets.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Bioenergia do país revelam que entre 2021 e 2022 o país teve um aumento de 38% na produção do combustível e a expectativa é que o número seja ainda maior até 2023, colocando o país entre os cinco maiores do mundo em termos de produção.

Por ano, o país gera em torno de 60 mil toneladas. O potencial é bastante positivo segundo a associação e acredita-se que o setor gere em torno de 75 mil novos empregos nos próximos anos, assim como gere um investimento de 1,800 bilhões de reais para o país.

No Brasil a biomassa densificada é utilizada principalmente para aquecimento, uma vez que é aplicado em fornos, aquecimento de estufas, calefação de moradias e aquecimento da água, por exemplo. Ainda segundo a associação, o pellet de madeira também contém 4 vezes mais energia do que o metro cúbico de cavaco de madeira , por exemplo, o que o deixa mais vantajoso.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: