Fórum GD - Região Sul acontece esta semana

Image

Evento voltado exclusivamente para a produção de energia através da Geração Distribuída receberá grandes nomes do setor em Santa Catarina.

Florianópolis recebe esta semana a décima quarta edição do Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD). Focado exclusivamente na produção GD da região Sul, o Fórum é intitulado como Fórum GD - Região Sul e traz especialistas importantes para debater o assunto entre os dias 21, 22 e 23 de junho.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) destacam que a região hoje é responsável por mais de 2 GW de energia limpa através da GD no país, sendo o estado do Rio Grande do Sul o maior produtor com a produção de mais de 1 GW.

Diante desse cenário, debater o assunto se tornou importante principalmente para alavancar as oportunidades que o setor traz a matriz energética brasileira, assim como encontrar soluções para os principais desafios também encontrados pelo caminho do seu desenvolvimento, como a questão de logística, suprimentos e também engenharia.

O evento é organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, assim como promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). Tiago Fraga, CEO da empresa organizadora, acredita que o evento tem tudo para o ser o maior de todos os tempos, visto que o mesmo receberá grandes nomes do setor brasileiro para abordar os mais de 30 painéis. Ao todo são esperados 70 palestras envolvendo os mais variados temas que envolvem a GD na região.

A edição de 2022 também acontecerá em formato híbrido. Ou seja, o participante poderá acompanhar o evento presencialmente no Hotel Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, assim como pela plataforma exclusiva da empresa através da internet.

“O evento contará com a participação dos principais players, especialistas do setor e representantes da Academia. Discutiremos sobre os principais desafios e oportunidades que teremos para o setor de Energia Solar Fotovoltaica e GD Fontes Renováveis. Assim permitindo o compartilhamento dos conhecimentos, exibindo apresentações ao vivo, vídeos, e interação com os participantes. As possibilidades de interação, geração de oportunidade e novos negócios de qualquer lugar do mundo são as principais características do evento híbrido” destacou a organização.

Fórum GD - Região Sul terá três dias

Outra novidade do Fórum GD Região Sul este ano é que o mesmo terá três dias. As edições anteriores na região aconteciam apenas em dois, contudo a necessidade de aprofundamento do tema levou a organização a acrescentar um dia.

O primeiro dia do evento trará uma palestra especial de abertura através do professor e doutor Ricardo Ruther, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O mesmo abordará diversos temas como Energia Solar Fotovoltaica, Armazenamento de Energia em bateria de Lítio, Hidrogênio Verde e Veículos Elétricos.

A cerimônia de abertura também trará o discurso das principais autoridades da região com foco na produção de energia renovável. Na ocasião estão previstas a participação de Jairo Luiz Sartoretto, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDE) de Santa Catarina.

Além dele também estão confirmados representantes da própria ABGD, assim como a presidente do CREA - SC, ngela Cristina Paviani, José Lourival Magri, presidente da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade (FIESC) e Êvanio Ramos Nicoleit, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Já os outros dois dias serão recheados de palestras de alto nível. Os painéis acontecerão em dois auditórios e os participantes poderão escolher acompanhar os temas de interesse. Temas específicos envolvendo Integradores e Distribuidores estão confirmados, assim mesas redondas dos principais players do setor sobre tudo o que envolve tecnologia, financiamentos, seguros, GD no Agronegócio e principais expectativas com o sancionamento da lei 14.300 para o setor.

A programação completa do evento pode ser acessada através do link: https://www.forumgdsul.com.br/site/programacao/ . As inscrições por sua vez, também estão disponíveis no site através da aba inscrições.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: