Nova instalação na capital da Áustria gerará combustível renovável a partir de biomassa florestal

Image

A produção do biocombustível poderá ser utilizado no transporte coletivo da região.

A Áustria vem alavancando seus planos para geração de energia limpa no país. Na última semana foi a vez do combustível renovável gerado a partir de resíduos ser anunciado. Dessa vez por uma das empresas austríacas, a chamada Wien Energie.

Na ocasião, Karl Gruber, gerente geral da empresa, destacou que a nova planta já está sendo construída em Viena. Assim como ela e outras indústrias parceiras são responsáveis pelo novo empreendimento, o qual produzirá em torno de 1 MW de bioquerosene a partir de resíduos.

A geração do combustível renovável, por sua vez, acontecerá através da incineração segundo Gruber. Localizada no distrito de Simmeringer Haide, a nova planta utilizará resíduos de madeira, ou seja, biomassa florestal, assim como resíduos do tratamento do esgoto e resíduos de papel para gerar gás de síntese, o qual será convertido para biodiesel e bioquerosene.

Em nota, o responsável pela empresa também destacou que a tecnologia utilizada pela nova planta é bastante promissora. Assim como pretende ser utilizada em escala industrial, ou seja, gerar mais de 10 milhões de litros de combustível verde por ano. O novo investimento permitirá não só destinar os resíduos de forma correta, assim como reaproveitá-lo, mas também trará importantes benefícios ambientais. Gruber destaca que ao todo 30 milhões de toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas.

Outro ponto bastante interessante comentado pelo especialista está na produção do biocombustível, o qual poderá ser utilizado no transporte coletivo da capital austríaca. Segundo Gruber, o volume produzido permitirá abastecer toda a frota de ônibus públicos em Viena.

A produção do combustível limpo também já está propiciando novas oportunidades. Isso porque além do biodiesel e bioquerosene através dos resíduos, a Wien Energie também já planeja gerar hidrogênio verde a partir deles nos próximos anos.

Bioquerosene no Brasil

A produção de bioquerosene no Brasil também já está acontecendo. Assim como na Áustria, o Programa Renovabio tem permitido que combustíveis renováveis sejam fomentados no país. No último ano, um levantamento desenvolvido pelo Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) destacou que o país conta hoje com um potencial de 9 bilhões de litros de combustível sustentável de aviação (SAF), o qual é gerado por resíduos.

Na última semana, por sua vez, o coordenador-geral de Biodiesel e outros Biocombustíveis do MME, Renato Dutra, destacou que o processo de construção da proposta de marco legal para o combustível de aviação sustentável (SAF) já está acontecendo e será apresentada no âmbito do Subcomitê ProBioQAV em breve.

Já em relação às políticas públicas para o combustível através dos resíduos, o diretor do Departamento de Biocombustíveis do MME, Fábio Vinhado, afirmou que já existe o projeto de lei para regulamentação da produção do SAF no Brasil e o mesmo deve ser apresentado em breve também.

“A elaboração da política pública teve participação expressiva de representantes do governo, de instituições, da indústria e da academia. A proposta é moderna e flexível do ponto de vista de ganhos logísticos. Temos um cenário muito positivo e nossa expectativa é muito grande ``, finalizou ele em nota no site do Ministério de Minas e Energia (MME).

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: