Mais de 300 milhões em negócios foram fomentados durante Fórum GD - Região Nordeste

Image

Evento, que aconteceu na última semana no Maranhão, recebeu mais de mil participantes ao longo dos três dias de evento.

A décima terceira edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Nordeste (Fórum GD - Região Nordeste) movimentou a capital maranhense na última semana. O evento que aconteceu entre os dias 03,04 e 05 de maio, no Hotel Luzeiros, em São Luís, fomentou o mercado GD da região e trouxe importantes debates sobre o setor em franco crescimento.

Dados da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) destacam que a produção de energia através da Mini e Microgeração já alcançou 10 GW. A tendência é que o aumento seja ainda maior, visto que a aprovação do Marco Legal da GD em janeiro deste ano provocou uma corrida na adesão de sistemas como um todo.

De acordo o Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa responsável pelo evento, o fórum veio realmente com o propósito de debater o assunto e assim recebeu ao longo dos três dias de evento mais de mil participantes. Ainda de acordo com a organização, o mesmo também movimentou mais de 300 milhões em negócios.

Para Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, o Fórum GD foi o maior realizado na história do setor energético do Estado do Maranhão. Assim como o maior encontro do setor GD de todo o Nordeste.

“A expectativa é que o número de conexões e potencial instalado na região do Nordeste aumente em até 20% e em específico no estado do Maranhão até janeiro de 2023 que o número de conexões com potencial instalado dobre” ressalta Fraga.

Fórum GD - Região Nordeste foi importante para alavancar setor do Maranhão

Na opinião de Rogério Moreira, conselheiro regional do CREA MA e professor adjunto na Universidade Estadual do Maranhão, o fórum teve um papel fundamental para fomentar a GD no estado. O potencial da produção renovável na região é enorme, contudo ainda falta debater melhor o assunto e mostrar soluções por parte não só das empresas, mas de questões públicas e ambientais de forma governamental. O evento, por sua vez, trouxe exatamente esse elo que estava faltando.

“O décimo terceiro fórum de geração distribuída na região nordeste foi muito importante para o estado do Maranhão. Foi uma maneira de fomentar o desenvolvimento de maneira sustentável estimulando o uso de energias renováveis e o envolvimento do governo do estado, do município de São Luís, capital do maranhão. Ele é importante para mostrar a importância dessa busca constante nas tecnologias, envolvendo as tecnologias renováveis e não somente isso, a importância da Geração Distribuída e do seu correto exercício profissional na atividade da engenharia” comenta ele.

Para Guilherme Chrispim, presidente da ABGD, por sua vez, o fórum recebeu palestrantes de alto nível, o que permitiu criar um networking rico ao setor nordestino e assim proporcionar um crescimento importante para o setor GD na região.

“Nós tivemos a oportunidade de participar, de ouvir mais de 100 palestras ao longo dos três dias de evento e com muita qualidade técnica tanto na perspectiva dos fabricantes, quanto questões relativas, questões tributárias, questões jurídicas, legais, com o marco regulatório, com a nova lei nos trouxe. Então foi uma satisfação, além da oportunidade de rever amigos, parceiros de trabalho, o debate, o networking também muito produtivo nestas oportunidades” afirmou ele.

Fórum GD Nordeste ressaltou a importância das fontes renováveis

A cerimônia de abertura do Fórum trouxe a importância da geração de energia a partir de fontes renováveis no país. Guilherme Chrispim, presidente da ABGD, foi um dos especialistas que ressaltou que a energia é um tema fundamental nos dias de hoje e falar sobre ela é um ponto importante para se construir uma matriz energética mais limpa.

Já em relação ao crescimento da GD, os três dias de Fórum também evidenciaram o quanto o setor cresceu nos últimos anos. Assim como o quanto o mesmo ainda pode crescer através das soluções que o mercado está disponibilizando. A capacitação foi um dos pontos bastante comentados para a qualidade das instalações. A falta da mesma ainda é um problema para o mercado GD no Brasil e precisa ser trabalhada.

“A carência da eletricidade, não é de hoje. Ela é uma defasagem de um setor energético que foi muito mal disciplinado para os eletricistas. O eletricista antigo ele traz uma carga de experiência não suficiente para atender a tecnologia de hoje. Ou seja, ele entende que ele leva um choque, mas ele não sabe o que é tensão ou ampére. E aí é que cabe muito das empresas ter esse cuidado com a captação e buscar profissionais que falem essa linguagem coloquial” afirmou Merivaldo Britto, engenheiro especialista da MB Soluções.

Próxima edição do Fórum GD já tem data marcada

Outra boa notícia é que quem perdeu o Fórum GD - Região Nordeste este ano pode se inscrever na próxima edição do evento. Dessa vez, contudo na região Sul. A décima 14a edição do evento está confirmada para os dias 21, 22 e 23 de junho, em Florianópolis, em Santa Catarina.

As inscrições, por sua vez, podem ser realizadas através do site: https://www.forumgdnorte.com.br/site/inscricao/

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: