Índia vai inaugurar primeira usina de hidrogênio verde em escala industrial

Image

A nova planta pretende usar 30 toneladas de matéria-prima de biomassa por dia na produção do gás natural. Brasil também vem investindo fortemente no hidrogênio

A Índia divulgou esta semana que irá inaugurar em breve a primeira usina de hidrogênio do país em escala industrial.

Localizada no Distrito de Khandwa, em Madhya Pradesh, a nova planta tem como objetivo gerar uma tonelada de hidrogênio por dia, tudo isso a partir de 30 toneladas de matéria-prima de biomassa.

De responsabilidade da joint venture da Watomo Energies Ltd. e Biezel Green Energy, a nova usina deve contar com um investimento de 24 milhões de moedas indianas e também além do hidrogênio vai produzir biocarvão e metano.

De acordo com a empresa responsável, em nota, o investimento contará com um reator de digestão anaeróbica termicamente acelerada, a qual poderá gerar os três bioprodutos de uma vez.

A parceria das empresas tem como foco colocar a usina de hidrogênio a partir de biomassa em operação até julho de 2022.

De acordo com o jornal local BusinessLine, a empresa Watomo Energies é uma empresa de consultoria, marketing, implementação e gestão de projetos, e é mais como uma organização de produtores rurais. Já a Biezel Green terá 50% da joint venture ainda a ser nomeada sendo os outros 50% preenchidos por agricultores interessados.

Enquanto a Watomo entrará com seu conhecimento na transformação da biomassa em gás natural, a Biezel Green entrará como parceiro tecnológico.


Brasil também vem investindo em Hidrogênio Verde

Assim como a Índia, o Brasil também vem investindo em energia limpa através do Hidrogênio.

Com a crescente pressão de descarbonização do país, o governo do estado do Ceará desenvolveu quatro protocolos de entendimento para a construção de usinas de hidrogênio verde no Ceará e que foram assinados em outubro de 2021 com foco em receber a instalação da primeira usina de hidrogênio verde do país ainda em 2022.

O empreendimento será instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e terá capacidade de 3MW, assim como um módulo eletrolisador de última geração para a produção do combustível com garantia de origem renovável. Ao todo, segundo o governo, a usina será capaz de produzir r 250 Nm3/h de gás.

Os demais protocolos assinados visam a instalação de outras usinas de hidrogênio no estado também de modo a fomentar a produção renovável.

“Eu não tenho dúvida que a mudança da matriz energética é um passo importante para o futuro do meio ambiente e o futuro energético do Brasil. O Governo do Estado tem se empenhado fortemente para garantir as condições necessárias para que o Ceará se transforme em um grande Hub de produção de energias renováveis e de hidrogênio verde para o Brasil e para o mundo” destacou Camilo Santana, governador do Estado.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: