Laboratório brasileiro é o primeiro dedicado a analisar os parâmetros de biodigestão

Image

De responsabilidade do CIBiogás, unidade é referência no país sobre análises de biomassa

Pesquisar e analisar as biomassas presentes no Brasil é uma tarefa intensa e bastante promissora a fim de desenvolver cada vez mais sustentabilidade no país. Um exemplo desse fortalecimento vem do primeiro laboratório privado brasileiro dedicado a analisar os parâmetros de biodigestão.

Chamado Laboratório de Biogás e de responsabilidade do Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás), a unidade é dedicada às análises relacionadas com a produção de biogás e análises de diferentes biomassas.

O laboratório é o primeiro privado do país a analisar os parâmetros de biodigestão e é referência por conter acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. Ao todo, segundo a instituição, já foram realizados mais de 38 mil ensaios e a unidade conta com auditorias frequentes para manter a acreditação em dia.

De acordo com Francielle Natividade, Coordenadora do Laboratório, a unidade está em constante evolução sempre na intenção de melhorar os processos e demais aspectos envolvendo o setor de biogás e biomassa.

“Esse olhar proporciona uma troca de experiências e observação de oportunidades. Nós aprendemos muito com isso, e como o Laboratório é acreditado desde 2016, vemos que é um sistema que já está bem maduro, fazemos isso por manutenção do sistema, mas o impacto que tem na nossa rotina é justamente de melhoria e isso para nós é bem válido” destacou ela.


Últimos dois anos foram de bastante desafios revela CIBiogás


A instituição nasceu em 2011, contudo 2020 e 2021 foram anos bastante desafiadores para o laboratório.

“ A restrição de contato físico com algumas pessoas e infelizmente a perda de outras, impactou muito o cotidiano de todos. O CIBiogás, por sua vez, mesmo diante de tantos desafios que esses anos proporcionaram, conseguiu avançar nas suas estratégias e dar continuidade aos seus projetos, ainda que de forma remota” explica o CIBiogás.

A instituição ainda complementa que apesar das dificuldades o laboratório não parou de analisar e conseguiu dar continuidade em seus projetos.

“Para o Laboratório não foi diferente. É uma das áreas que exige um cuidado redobrado e uma observação presencial constante, mesmo com a equipe reduzida no dia a dia, 2021 foi um ano de muitas análises” explicou o CIBiogás em nota.

Os esforços na análise dos parâmetros de biodigestão estão entre os principais cases de sucesso. De acordo com Natividade os parâmetros operacionais criados foram focados na produção de biogás e abastecimento de carros da frota de Itaipu com biometano, representando atualmente, um dos maiores diferenciais deste trabalho que iniciou há bastante tempo.

“Não é mais produzir biogás por produzir, só cobrir uma lagoa. É usar das ferramentas que o laboratório tem, para às vezes numa simples recomendação de manejo, melhorar a eficiência do projeto, aumentar o teor de metano, rendimento, e que isso possa reverter economicamente para o produtor ou para a usina. Eu acho que significa aproveitar mesmo a estrutura para trabalhar em respostas mais objetivas e assertivas em relação àquilo que vem sendo tratado nos sistemas de biodigestão ``, finalizou ela.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: