Reino Unido lança programa para apoiar desenvolvimento de hidrogênio a partir de biomassa e resíduos

Image

5 milhões de euros serão disponibilizados para a produção de energia limpa no país


O desenvolvimento de projetos com foco na produção de hidrogênio a partir de biomassa e resíduos sólidos no Reino Unido vai ganhar ainda mais incentivo nos próximos meses.

Nesta quarta-feira, 12 de janeiro, um novo programa foi lançado pelo país com o objetivo de ajudar a desenvolver tecnologias inovadoras para produzir hidrogênio a partir de fontes renováveis.

A ideia é realmente fomentar as duas tecnologias juntas, onde a biomassa e os resíduos sólidos sejam combinados a fim de remover o dióxido de carbono da atmosfera, assim como contribuem na geração de empregos verdes, atraiam investimentos privados e apoiem as metas líquidas zero do Reino Unido.

5 milhões de euros serão investidos pelo governo britânico

Chamado Hydrogen BECCS Innovation Program, o novo programa do país apoiará o desenvolvimento de tecnologias para produzir hidrogênio gerado via BECCS (bioenergia com captura e armazenamento de carbono) e deve receber um apoio financeiro de 5 milhões de euros por parte do governo.

Segundo Ministério de Energia e Mudanças Climáticas do país, a tecnologia BECCS pode oferecer a capacidade exclusiva de remover o dióxido de carbono da atmosfera, pois o CO2 absorvido durante o crescimento da biomassa sustentável e o conteúdo orgânico encontrado nos resíduos podem ser removidos permanentemente da atmosfera usando tecnologias de captura de carbono.

Para o ministro da Energia e Mudanças Climáticas, Greg Hands, a tecnologia é fundamental para alavancar a produção renovável que o Reino Unido precisa e dessa forma fornecer hidrogênio como combustível limpo para setores de difícil descarbonização, como transporte e indústria pesada, além de remover gases de efeito estufa da atmosfera.

“Essa tecnologia inovadora oferece um potencial incrível para remover o dióxido de carbono da atmosfera, crucial para atingir nossas metas líquidas de zero. Esse financiamento do governo ajudará a apoiar o desenvolvimento dessa nova tecnologia no Reino Unido, aumentando os empregos verdes e os investimentos, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de carbono’’ , destacou ele.

Novo projeto deve apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras de tecnologia de hidrogênio BECCS em 3 categorias

Ainda de acordo com o Ministério de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido o novo programa lançado deve apoiar três tipos de soluções inovadoras para a tecnologia de hidrogênio.

O ministério explica que elas envolvem o pré-processamento de matéria-prima, onde as tecnologias desenvolvidas permitirão a otimização de matérias-primas de biomassa e resíduos para uso em tecnologias avançadas de gaseificação.

Além dela, a categoria componentes de gaseificação também está prevista, onde o desenvolvimento de componentes de tecnologia de gaseificação avançada serão fomentadas e permitirão converter biomassa ou resíduos em combustível de aviação, diesel, hidrogênio, metano e outros hidrocarbonetos.

E por fim a categoria de novas tecnologias de biohidrogênio, onde o desenvolvimento de novas tecnologias de biohidrogênio podem ser combinadas com captura de carbono, por exemplo, fermentação escura, digestão anaeróbica, tratamento de águas residuais.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: