Califórnia ganhará instalação de usina de biomassa para converter resíduos de madeira em combustível de hidrogênio verde

Image

Iniciativa espera produzir cerca de 7 milhões de quilos de hidrogênio verde e remover 150 mil toneladas métricas de CO2 do ar anualmente

O estado norte-americano da Califórnia vai ganhar uma nova instalação renovável com foco na conversão de biomassa florestal em combustível de hidrogênio.

Na última semana, a empresa Mote Hidrogen divulgou que irá construir uma nova instalação da empresa na região, com foco total na conversão de resíduos de madeira em combustível de hidrogênio, enquanto também captura, usa e sequestra as emissões de dióxido de carbono (CO2) que resultam do seu processo.

De acordo com a empresa, a tecnologia utilizada pela mesma usa biomassa florestal aquecida em um ambiente com oxigênio limitado a mais de 1.500 graus célsius, o que permite que a converta em gases poluentes. Com isso, uma série de operações acontece e permite que o produto seja reagido, separado e purificado em hidrogênio para venda como combustível de transporte e também o CO2 para armazenamento.

Ainda segundo a Mote, a empresa também está criando outras parcerias, de modo que o potencial de armazenar permanentemente seu CO 2 em concreto usando a tecnologia de remoção de carbono aconteça.

Com todo esse processo de conversão em hidrogênio, a empresa norte-americana espera produzir cerca de 7 milhões de quilos de hidrogênio e remover 150 mil toneladas métricas de CO2 do ar anualmente.

Para o armazenamento de energia, a Mote destaca que a parceria acontecerá através da empresa CarbonCure Technologies, a qual tem sua tecnologia usada em sistemas de mineralização de CO 2 em fábricas de concreto. Já para a venda do hidrogênio, a empresa também já revela outra parceria, desta vez com a SunGas Renewables, a assinou um Contrato de Serviços de Engenharia para fornecer seus sistemas de gaseificação para o Projeto Mote Califórnia Central Valley.


Estados Unidos vem investindo em pesquisas para reduzir custo do hidrogênio limpo


E assim como os investimentos da Mote não param, o governo dos Estados Unidos também vem permitindo novas pesquisas e investimentos na área.

O Departamento de Energia dos Estado Unidos (DOE) destacou que julho que 52,2 milhões de financiamentos em 31 projetos para hidrogênio limpo estavam sendo investidos.

A ideia, segundo o governo, é reduzir em 80% o custo do hidrogênio renovável até 2030. Dados da Agência Internacional de Energia (IEA), a demanda de hidrogênio irá passar de 90 milhões de toneladas em 2020 para mais de 200 milhões de toneladas em 2030, o que mostra a importância de se investir no tema.

“Parte do nosso caminho para um futuro de zero carbono significa investir em inovação para tornar as fontes de energia limpa, como o hidrogênio, mais acessíveis e amplamente adotadas, para que possamos alcançar nossa meta de emissões líquidas de carbono zero até 2050” finalizou Jennifer Granholm, secretária de energia do país, na época do anúncio.


Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: