Energias Renováveis: Memorando de entendimento entre o Brasil e a Dinamarca foi assinado sobre o assunto

Image

Encontro aconteceu virtualmente entre representantes dos dois países e documento tem como objetivo compartilhar experiências e tecnologias que promovam ações de desenvolvimento sustentável

Na última semana, representantes do governo federal brasileiro e dinamarquês se encontraram virtualmente para assinar um memorando de entendimento sobre energias renováveis e transição energética.

A ocasião, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), tem como foco promover a transição energética de ambos os países com foco na descarbonização e inclusão social e econômica.

De acordo com o memorando, o objetivo do documento é contribuir com as áreas de cooperação entre os países.

“O objetivo do presente Memorando de Entendimento é estabelecer a estrutura para o compartilhamento de conhecimentos, experiências, dados e melhores práticas no desenvolvimento e na promoção de energias renováveis, especialmente aquelas relevantes, mas não limitadas ao desenvolvimento de energia eólica offshore, conversão de resíduos em energia e transição energética” diz o documento.

Trabalho bilateral na área de energias renováveis vem sendo desenvolvido por ambos os países

Em nota, o MME destacou que o memorando de entendimento foi assinado pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e também pelo Ministro do Clima, Energia e Serviços Públicos da Dinamarca, Dan Jørgensen.

Na ocasião, o ministério também reforçou que ambos os países estão desenvolvendo um trabalho bilateral na área de energias renováveis, com ênfase em energia eólica “offshore” e na conversão de resíduos em energia.

Segundo o memorando às áreas de cooperação entre os países estão divididas entre Energia eólica offshore, Conversão de resíduos em energia e Transição energética e integração de energias renováveis, onde ambos visam cooperar para o benefício mútuo entre as áreas.

“O reforço do diálogo entre o Brasil e a Dinamarca com relação a soluções de transição energética e a promoção do intercâmbio da formulação de planos de expansão energética, visando à segurança do abastecimento de energia em todas as suas formas e a inclusão de novas fontes de energia e seu possível impacto no sistema energético. Isso pode incluir o armazenamento e geração de energia, integração de energia renovável variável, transmissão e distribuição de eletricidade, bem como novas tecnologias e combustíveis, como o hidrogênio ``, explica o documento.

Formas de cooperação entre ambos os países envolvem envio de dados, visitas governamentais e projetos em conjunto

O memorando de entendimento entre o Brasil e a Dinamarca sobre as energias renováveis também envolve várias formas de cooperação, segundo os representantes.

“As formas de cooperação, no âmbito do presente Memorando de Entendimento, podem incluir, mas sem limitação, o seguinte: Troca de dados, informações e documentação; Visitas intergovernamentais, internacionais e reuniões online, envolvendo formuladores de políticas, reguladores, instituições acadêmicas e empresas; Organização e participação conjunta em seminários, workshops e reuniões visando o compartilhamento de informações e melhores práticas para informar e aumentar ainda mais a capacidade das principais partes interessadas na cadeia de abastecimento; Identificação de oportunidades para projetos conjuntos de cooperação em P&D em novas tecnologias e inovação em energia eólica offshore, conversão de resíduos em energia e soluções de transição energética, bem como novas tecnologias e combustíveis, como o hidrogênio” diz o memorando.

Já sobre os acordos financeiros, o memorando também explica que o desenvolvimento de projetos em parceria está sujeita à disponibilidade de recursos e verbas financeiras.

O MME também reforça que a intensificação da cooperação energética entre o Brasil e Dinamarca tem sido acompanhada por crescente interesse de grupos empresariais e investidores privados dinamarqueses no setor de energias renováveis brasileiro.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: