Ceará é referência na construção de caminhos para produção de Hidrogênio Verde

Image

Especialistas estão reforçando o potencial do estado durante o primeiro Fórum do Hidrogênio desta semana no Ceará. O evento reuniu mais de 1300 congressistas online neste primeiro dia.

A produção de hidrogênio verde tem sido um debate global nos últimos anos e os esforços brasileiros para esse tipo de produção no país estão sendo cada vez mais incentivados devido ao grande potencial do Brasil para o setor.

Durante o Fórum Internacional de Hidrogênio, realizado nesta quarta (24) e quinta (25), Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), reforçou que lutar contra as mudanças climáticas já é um imperativo e o hidrogênio tem um papel decisivo nesta questão.

Segundo ele, o projeto Hub de Hidrogênio criado no Ceará é o pontapé para o desenvolvimento do setor que tem demonstrado grandes oportunidades. Durante a cerimônia de abertura, Cavalcante ainda ressaltou que o Ceará se destaca como um estado pioneiro na tecnologia.

“O Ceará está no caminho certo e parte para frente em busca da sua afirmação como estado referência na construção de caminhos para a produção de hidrogênio verde. Temos a consciência do quanto podemos contribuir para o processo de descarbonização do planeta e simultaneamente para o desenvolvimento sustentável do Ceará e de toda região nordeste do país ``, reforça ele.

Setor acadêmico também ressaltou o potencial do Ceará na produção de Hidrogênio

Durante a abertura do encontro, Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) também ressaltou o potencial do estado na produção do hidrogênio e seu entusiasmo com a possibilidade do Ceará se tornar uma referência na produção de hidrogênio Verde.

“A ideia de transformar o estado do Ceará em uma referência na produção de hidrogênio verde, um processo que vem sendo conduzido com muita firmeza pelo nosso governador Camilo é algo que está a entusiasmar todos nós cearenses e todos os brasileiros. De fato o Ceará tem todas as condições naturais para ser uma grande referência na produção de hidrogênio verde e as universidades, as quais represento aqui como reitor da UFC, estão preparadas para desvendar essa nova fronteira para que possamos conquistar as novas tecnologias necessárias para que possamos transformar o nosso estado nessa referência internacional” explicou ele.

Descarbonização das economias através do Hidrogênio é essencial, diz ministro

Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia (MME), também esteve presente de forma remota ao evento e reforçou a importância do debate sobre a descarbonização das economias através do hidrogênio nesta quarta.
Segundo ele, o mundo pôde ver nos últimos anos as inúmeras estratégias para o desenvolvimento de um mercado energético voltado para o hidrogênio das comunidades internacionais. “Esse movimento teve como motivação principal a necessidade de descarbonização das economias frente ao desafio imposto pelas mudanças climáticas para que sejam alcançadas as metas das transições energéticas” afirmou Albuquerque.

Fórum Hidrogênio teve mais de 1300 congressistas remotos no primeiro dia

E para acompanhar o potencial do Brasil para a produção de hidrogênio, mais de 1300 congressistas de forma remota acompanharam o primeiro dia do evento segundo o Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do Fórum.

Em formato híbrido, o Fórum Hidrogênio, que está podendo ser acompanhado de qualquer local do mundo através de plataforma exclusiva, registrou participantes de mais de 12 países.

“Eu gostaria de saudar os mais de mil e trezentos congressistas que nós temos e estão nos assistindo de forma remota, onde o pré relatório revela que há cerca de 12 a 15 países que estão nos acompanhando. Todos os estados do Brasil também existem inscritos que estão nos acompanhando esse conhecimento” destaca Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos.

Todas as informações sobre o Fórum Internacional do Hidrogênio podem ser acessadas no site do evento www.forumhidrogenio.com.br

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: