Eletromobilidade vem crescendo significativamente pós-pandemia

Image

Mercado para veículos elétricos para consumidores finais teve salto de vendas no último ano com frotas públicas eletrificadas, logística urbana compartilhadas entre outras negociações importantes

A realização do Terceiro Fórum Internacional de Mobilidade Elétrica e Carros Elétricos, Fórum Move, esta semana trouxe dados importantes sobre o desenvolvimento do setor no Brasil.

Durante o evento online, o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos, Adalberto Maluf, ressaltou que a eletromobilidade vem crescendo significativamente após a pandemia e só no último ano apresentou dados positivos no número de vendas envolvendo não só os veículos elétricos em si, mas também tudo o que se refere a mobilidade elétrica.

“O mercado para veículos elétricos para consumidores finais teve um salto de vendas no Brasil. O país vem crescendo cada vez mais, aumentando sua infraestrutura militar, a gente vê frotas públicas como a prefeitura de São José dos Campos complementando aí 100% da guarda, projetos compartilhados, bicicletas elétricas, às quais sempre tiveram uma liderança muito forte” explica Maluf.
O especialista também reforçou o quanto estudos e novas tecnologias estão sendo criadas. “A gente vê também cada vez mais crescente de projetos e pesquisas de desenvolvimento e associando a energia solar aos ônibus elétricos, frotas de caminhões e também outras tendências” explicou Maluf.

Falando em tendências, o especialista ressaltou a transformação do setor elétrico e como ele vem se transformando ao longo dos anos tanto para a descentralização como digitalização de modo a transformar as redes elétricas nas cidades inteligentes.

Carro Elétrico terá grande potencial de serviço com flexibilidade

Durante o Fórum Move, Maluf reforçou o quanto o carro elétrico será um produto flexível no mundo e a importância da inovação por parte do setor no Brasil, de modo que o mercado de mobilidade elétrica brasileiro não seja só portador da tecnologia, mas a desenvolva também.

“Certamente nós teremos o veículo elétrico como um grande atributo de flexibilidade para a rede, pois um veículo elétrico ele vai estar lá no horário de pico, vai carregar a noite que tem a tarifa mais barata, então essas soluções que terão que ser feitas virão desse ecossistema que a gente vive. Espero que sejam esses grandes parceiros nossos que desenvolvam essas tecnologias para que o Brasil gere tecnologia aqui também e não só seja um operador ``, explica Maluf.

O especialista reforçou também que até 2040, onde o mundo terá 60% dos veículos eletrificados, a quantidade de energia utilizada pelos veículos vai representar 6% do consumo e a maioria será através da geração distribuída, onde 75% do crescimento das energias renováveis para a mobilidade elétrica virão da GD.

“Nós temos um ecossistema muito legal sendo feito neste momento, por isso é importante eventos como o Fórum Move para aproximar os profissionais da geração distribuída, da energia solar, das montadoras e empresas de energia para tentar pensar em certos sistemas novos” explica Maluf.

Crescimento de carros elétricos no mundo superou expectativas em 2020, diz especialista

E apesar do crescimento de veículos elétricos não estar previsto pelos especialistas em 2020 por conta da pandemia, os números demonstraram um crescimento expressivo superando todas as expectativas segundo o especialista da ABVE.

Nas vendas globais, a venda de carros elétricos bateu 3,2 milhões de unidades no último ano, tendo países como Estados Unidos, Europa, China e Japão como os destaques. O mercado convencional segundo Maluf deixou de crescer 14% com a entrada da tecnologia no mercado.

No Brasil, por sua vez, os dados ainda são tímidos, mas Maluf destaca que já existem iniciativas segundo criadas e debatidas para fomentar o setor. O país ainda conta com um grande gargalo segundo ele, que envolve os impostos sobre os equipamentos e que precisam ser debatidos.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: