19 mil residências podem ser abastecidas com Biogás em Rondônia, diz estudo

Image

Novas soluções para desenvolvimento socioeconômico da Amazônia trazem possibilidade renovável a partir da transformação do lixo.

Um estudo desenvolvido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás) para a Federação de Indústria do Estado de Rondônia (FIERO) revela um bom potencial do estado para a produção de biogás, inclusive para a produção de energia renovável.

Na ocasião, o estudo revela que Rondônia pode produzir biogás com processamento de lixo suficiente para gerar 59 GWh/ano de energia elétrica, o que segundo a instituição tem o potencial de atender cerca de 19 mil residências.

Além disso, o estudo também explica que outras possibilidades podem ser criadas como usar o biogás para gerar 16,8 milhões de metros cúbicos de biometano, um combustível renovável e sustentável. Segundo o CIBiogás, o estado conta com um potencial importante para a produção do gás sustentável a partir da Fração de Resíduos Sólidos Urbanos é de 31,7 milhões de Nm³ biogás /ano.

A partir do estudo novas soluções sustentáveis poderão ser criadas

A pesquisa, segundo a instituição, irá embasar agora os modelos de negócios sustentáveis projetados pelo Instituto Amazônia+21, o qual foi criado para promover os negócios sustentáveis da região na última semana.

O estudo de mercado foi apresentado durante o lançamento do Instituto e deve fomentar a produção de novas soluções sustentáveis a partir de agora. Segundo o CIBiogás, a parceria entre as instituições envolve estudos de identificação e mensuração de novas soluções para o desenvolvimento socioeconômico da região, a partir de negócios sustentáveis, uma vez que Rondônia tem hoje o maior PIB da região norte do país e suas atividades econômicas estão intimamente ligadas à agropecuária, produção de café, soja, bovinos e leite.

Em nota, Rafael González, diretor presidente do CIBiogás, destaca o potencial do estado para a produção do biogás e também de uma economia mais verde.

“O potencial do biogás em Rondônia aponta possibilidades para outros estados amazônicos e é um forte exemplo de como desenvolver cadeias produtivas focadas em energias renováveis e fortalecer a economia de baixo carbono na região", afirma ele.

Rondônia conta com grande potencial energético

Por todo histórico agropecuário, Rondônia conta com um grande potencial energético segundo o CIBiogás.

O alto volume de resíduos orgânicos é um prato de cheio de oportunidades para os projetos de biogás no estado, visto que os mesmos são considerados alternativos sustentáveis importantes no descarte correto de resíduos e permitem por meio da digestão anaeróbica a transformação do passivo poluente em um ativo econômico sustentável.

Dentre as regiões de maiores potenciais identificadas pelo estudo estão as regiões de Madeira-Mamoré e Central, que juntas acumulam mais de 56% do total de produção de Rondônia.

O presidente da FIERO e Diretor Executivo do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thome, explica que apesar da matriz energética brasileira ser considerada limpa, com maior participação de energia renovável, a transição energética continua sendo essencial para tornar sustentável os processos de produção e o uso do biogás vem como uma alternativa importante.

“Nossa parceira com a CIBiogás vem trazer para os nove estados da Amazônia Legal a alternativa do biogás como base para excelentes negócios sustentáveis, transformando o lixo em lucro para as empresas e emprego e renda para as pessoas, além de descarbonizar e criar abertura para aporte de novos investimentos na região” finaliza ele.

Fonte: Com informações do CIBiogás
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

CBGD - Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

SAVE THE DATE
10 e 11 DE NOVEMBRO DE 2021
SALVADOR - BA - BRASIL

SITE OFICIAL: www.cbgd.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: PHB SOLAR / NEXEN / AMARA - E / GROWATT / CLAMPER / ECORI / EMBRASTEC / GENYX SOLAR / EDMOND / SUNGROW / GEL SOLAR / I.S BRASIL / SOLFACIL / SICES SOLAR / FRONIUS / JA SOLAR / SSM SOLAR DO BRASIL / INOX PAR / SOLIS INVERTERS / L8 / GOODWE / FORTLEV SOLAR / X POWER / HUAWEI / INGETEAM / AMPHENOL / TRITEC SOLAR / NOVA ESFERA / PIETA TECH / SOLARVIEW / TRIBUCI ADVOGADOS / WEB CONECTE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: