Energia Renovável permitiu expressiva expansão da capacidade de geração de energia elétrica do País

Image

Oferta de Geração de energia elétrica no Brasil foi incrementada em 36. 500 MW, sendo 88% desse crescimento a partir de fontes renováveis

A produção de energia renovável vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e a matriz energética brasileira já é composta por 83% de fontes de energia limpa, segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

As condições de suprimento eletroenergético ao Sistema Interligado Nacional (SIN) foram debatidas esta semana pelo Ministério de Minas e Energia a fim de garantir o suprimento de energia elétrica em 2021.

Várias ações e avaliações foram mencionadas pelos especialistas na ocasião e espera-se bons resultados no que diz respeito à segurança energética e continuidade no suprimento de energia principalmente renovável no país.

Energia Renovável permitiu expressiva expansão da capacidade de geração de energia elétrica do País

A produção de energia renovável tem apresentado importantes números no que se refere à segurança energética brasileira. De acordo com o CMSE a expressiva expansão da capacidade de geração de energia elétrica do país contou com uma grande quantidade de projetos renováveis.

“Em especial nos últimos cinco anos (de 2016 a 2020), a oferta de geração de energia elétrica foi incrementada em 36.500 MW, sendo 88% desse crescimento a partir de fontes renováveis” afirmou o comitê.

Dentre as fontes que estiveram em maior destaque nesse crescimento estão a energia eólica e solar centralizada, as quais juntas totalizaram 12.600 MW , ou seja, 35% da expansão. Todo esse crescimento tem mostrado o potencial do Brasil para uma matriz energética brasileira mais limpa.

“Este crescimento reforça a característica de nossa matriz de energia elétrica, uma das mais limpas e renováveis do mundo, sendo 83% renovável, enquanto que a média mundial é de 22%” afirma o Ministério de Minas e Energia (MME).

A expectativa para os próximos anos é ainda maior em relação à energia limpa, segundo o CMSE. Com o crescimento da geração distribuída através de painéis solares fotovoltaicos nos últimos anos e os projetos já outorgados para o abastecimento energético no Brasil até 2026 cerca de 72% dos mais de 40.000 MW de capacidade instalada previstos são de usinas eólicas e fotovoltaicas, segundo o comitê.

Nos próximos 10 anos matriz energética brasileira receberá ainda mais investimentos orçados em 400 bilhões de reais, segundo MME

Com foco em expandir a matriz energética brasileira com base em políticas brasileiras de bioenergia, o MME divulgou durante o Fórum de Investimentos Brasil 2021, que mais de 400 bilhões de reais estão previstos para os investimentos no setor elétrico nos próximos 10 anos.

O ministro Bento Albuquerque enfatizou o potencial da matriz elétrica brasileira e destacou o crescimento da energia eólica no Nordeste e Sul do país.

“A eólica offshore é outra fronteira que se apresenta, onde nós já temos 32 gigawatts de projetos, especialmente nas regiões Nordeste e Sul. Até o final do ano vamos apresentar um marco regulatório para essa importante fonte energética que o Brasil terá como um dos pilares da sua matriz elétrica no futuro” afirmou Alburquerque.

O cenário é considerado positivo pelo governo federal e os próximos investimentos devem envolvem muitos projetos energéticos com grande potencial. “Esse cenário positivo de investimentos tem ocorrido porque temos um ambiente de negócios que prima pela segurança jurídica e regulatória e pela previsibilidade” finalizou o ministro.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: