Aumento de 10,7% foi sentido em julho no consumo de biocombustíveis

Image

Dados foram compilados pela UNICA este mês a partir de informações repassadas pela ANP

A União da Indústria da Cana de Açúcar (UNICA) divulgou na última semana que o consumo de biocombustível teve um aumento significativo no mês de julho se comparado ao mesmo período em 2020.

Grande parte da recuperação tem sido notada após as flexibilizações das medidas de restrição de mobilidade impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Os dados, segundo a UNICA, são da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e foram compilados pela instituição.

Aumento sentido foi de 10,7%, tendo o etanol hidratado como principal fonte

Segundo a UNICA o aumento no consumo em julho foi de 10,7%, totalizando 4,47 bilhões de litros nesse período.

Sendo considerado um leve crescimento de 0,9% em relação ao período de janeiro a julho de 2020.

Contudo, mesmo com o aumento do consumo, a participação do etanol hidratado ainda é baixa no país, o que é resultado da perda de competitividade do biocombustível frente à gasolina C, que teve um aumento considerável.

“Do total comercializado de combustíveis leves em julho de 2021, o etanol hidratado totalizou 1,36 bilhão de litros, queda de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, devido a perda de competitividade do biocombustível frente a gasolina C, que por sua vez, indicou aumento de 17,9% no período analisado” explicou a UNICA.

Mato Grosso e Goiás foram os estados com maiores consumos segundo os dados da ANP

A UNICA também explicou que durante a avaliação por estado os dados demonstraram que o crescimento no consumo de biocombustíveis aconteceu em Mato Grosso e também em Goiás. Sendo 4,1% direcionado ao consumo mato-grossense e 5,0% ao consumo goiano.

Mas assim como houve crescimento em alguns estados, também houve retração em outros, sendo estes os principais centros consumidores do renovável.

“Na avaliação por estado, os dados indicam que nos principais centros consumidores do renovável, a retração na demanda ficou em 11,4%, variando de quedas de 19,3%, 14,0% e 12,2%, no Paraná, São Paulo e Minas Gerais, respectivamente, até crescimento de 4,1% no Mato Grosso e de 5,0% em Goiás” explicou a instituição.

Leilão de Biodiesel L82 foi publicado pela ANP

Em busca de fomentar a produção de biodiesel no país, o leilão L82 também foi publicado pela ANP esta semana.

O edital já está disponível no site da agência e tem como foco a aquisição de biodiesel para atendimento ao percentual mínimo obrigatório de adição do biocombustível ao óleo diesel em 10% a partir de novembro de 2021.

O certame acontecerá em seis etapas e os interessados devem ser habilitados até o dia 29 de setembro por meio eletrônico.

Vale lembrar que a redução de 13% para 10% na adição do biodiesel foi reduzida pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no último dia 6.
Segundo o Ministério de Minas e Energia a redução aconteceu devido ao cenário internacional de venda da soja estabelecido.

“Todavia, verifica-se durante o ano de 2021 que o mercado mundial continua com forte demanda pela soja, elevando o preço da commodity no cenário internacional. No mercado doméstico, o preço da soja é também impulsionado pela desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar. Assim, tendo em vista que o biodiesel brasileiro tem no óleo de soja sua maior parcela de matéria-prima, com cerca de 71%, sendo o restante oriundo de sebo bovino e outros óleos, verifica-se a necessidade de adoção de medida temporária de redução do teor de biodiesel devido à potenciais impactos para o consumidor brasileiro e reflexos em inúmeros setores (transporte público e de mercadorias) e atividades (agrícola e geração de energia, por exemplo). Nesse contexto e conforme atribuição prevista na Lei 13.033, de 24 de setembro de 2014, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) entendeu ser adequada e aprovou, nesta segunda-feira (06/09), por unanimidade, a redução do teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de 13% para 10%, na vigência do 82º Leilão de Biodiesel, destinado ao suprimento dos meses de novembro e dezembro de 2021” explicou o MME em nota.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: