Financiamento de 4 milhões de euros é destinado para projetos de biomassa no Reino Unido

Image

Iniciativa vem do governo britânico e tem como objetivo impulsionar produção de biomassa para ser usada como fonte de energia verde no país

A produção de biomassa no Reino Unido vem ganhando novos incentivos por parte do governo britânico.

Na última semana, uma iniciativa que envolve o financiamento de 4 milhões de euros foi divulgada pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial no país a fim de fomentar a produção de energia renovável através da biomassa.

Ao todo, 24 projetos inovadores de startups e empresas familiares a institutos de pesquisas e também Universidades receberão 200 mil euros cada para produzir energia de baixo carbono utilizando materiais orgânicos.

Projetos escolhidos incluem o cultivo de algas marinhas e subprodutos da fabricação do uísque

Escolhidos através do Programa de Inovação de Matérias Primas para Biomassa, os projetos escolhidos incluem o cultivo de algas da fabricação de uísque, assim como algas marinhas e também de variedades de grama e aceleração da criação de salgueiros.

Para o governo britânico, a biomassa é um componente chave no compromisso do país para enfrentar as mudanças climáticas. Os novos projetos têm como objetivo aumentar a produtividade da biomassa no Reino Unido através da reprodução, plantio, cultivo e colheita de materiais orgânicos de energia.

Ainda segundo o governo, os projetos escolhidos envolvem culturas energéticas não alimentares como gramíneas e cânhamo, além de também de materiais de operações florestais e materiais de base marinha, como algas e algas marinhas.

Desenvolvimento de projetos de biomassa é passo importante na busca de uma matriz energética diversificada, diz ministro

Com foco em aumentar a produção renovável no Reino Unido, o governo vem apostando em diversos projetos sustentáveis, como é o caso da Biomassa.

O Programa de Inovação de Matérias-primas de Biomassa é financiado por 1 bilhão de euro do Portfólio de Inovação Líquida Zero e de 1 bilhão de euros do Departamento de Estratégia de Energia e Industrial, que visa acelerar a comercialização de tecnologias e processos de energia limpa inovadores nas décadas de 2020 e 2030.

Os 24 projetos aprovados permitirão um maior fornecimento de materiais orgânicos de fontes domésticas em vez de usar matéria importada, o que segundo o governo contribuirá para as economias rurais em todo o país e isso incluirá a geração de empregos e incentivos aos investimentos também.

Lord Callanan, Ministro de Energia do Reino Unido, destacou a importância da biomassa na busca de uma matriz energética mais diversificada.

“Trabalhar para desenvolver tipos de combustível novos e mais ecológicos, como a biomassa, é uma parte importante da construção de uma matriz energética diversificada e verde de que precisaremos para atingir nossas metas de mudança climática. Estamos apoiando os inovadores do Reino Unido para garantir que tenhamos um suprimento local de materiais de biomassa, o que faz parte de nossos planos mais amplos para continuar reduzindo as emissões de carbono à medida que construímos de volta ao meio ambiente” reforçou ele.

A lista dos projetos aprovados no Reino Unido pode ser acessada através do link: https://www.gov.uk/government/publications/apply-for-the-biomass-feedstocks-innovation-programme

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: