Carros Elétricos: Relatório Estatístico de Progresso mostra que investimentos em mobilidade elétrica estão dando frutos na Europa

Image

ACEA continua a monitorar a disponibilidade de infraestruturas de carregamento e reabastecimento de veículos elétricos. Acessibilidade ainda está entre os desafios do setor.

Um relatório anual de 2021 sobre mobilidade elétrica foi divulgado pela Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) na última semana.

Chamado de "Fazendo a transição para a mobilidade com emissões zero", o documento analisou todos os progressos realizados pela União Europeia no que diz respeito aos automóveis de passageiro e também vans com motorização alternativa.

As análises são bastante positivas para o setor e também mostram que os investimentos da automobilística em veículos com motor alternativo estão dando frutos, onde mais de um em cada 10 carros registrados na UE foi elétrico em 2020.

Contudo a acessibilidade para carregamento ainda precisa evoluir para dar conta da demanda segundo a ACEA e também vem sendo bastante cobrada pelo setor aos governos da Europa.

“Em 2020, mais de 1 em cada 10 carros registrados na UE eram eletricamente carregáveis. Essa tendência positiva só pode ser sustentada se os governos começarem a fazer investimentos em infraestrutura de carregamento e implementar incentivos significativos e sustentáveis” explica a ACEA.


Relatório estatístico traz números positivos quanto ao aumento da adesão de veículos eletrificados

O aumento do mercado de carro e vans com monitoração alternativa foi sentida pelo relatório.

Cerca de 5,4 % de todos os carros vendidos em 2020 eram elétricos a bateria e 5,1% das vendas totais também foram híbridos plug-in.

As vans eletrificadas também estão se tornando uma realidade segundo a ACEA, visto que o relatório destacou que 4,2% das vendas delas foram de algum modelo alternativo no ano passado.

“Em 2020, 1,9% de todas as vans vendidas eram elétricas a bateria (+1,3 pontos percentuais em sete anos) e 0,1% eram híbridos plug-in (+ 0,1%).As vans elétricas híbridas representaram 0,9% do mercado total no ano passado (+ 0,9% desde 2014)” diz o relatório.


Acessibilidade e disponibilidade de Infraestrutura estão entre os desafios da mobilidade elétrica

Embora tenha tido um crescimento expressivo no número de carros elétricos comercializados, o setor ainda continua precisando de apoios governamentais no que diz respeito a acessibilidade e disponibilidade de infraestrutura.

Dados do relatório mostram nitidamente que a absorção de carros elétricos está diretamente ligada a ao PIB per capita de um país, o que reforça que a acessibilidade continua sendo uma lacuna para os consumidores.

Segundo a ACEA 73% de todas as vendas de carros elétricos estão concentradas em apenas quatro países da Europa Ocidental, os quais contam com um dos maiores PIBs da região. Já sobre a disponibilidade, mesmo a UE tendo um forte crescimento na implantação de infraestrutura de carregamento desde 2014, o número total de pontos de carregamento disponíveis ainda é baixo para o que setor precisa, assim como grande parte deles também não está adequado para um carregamento rápido de energia.

“70% de todas as estações de carregamento da UE estão concentradas em três países da Europa Ocidental: Holanda (66.665), França (45.751) e Alemanha (44.538). Juntos, esses países representam apenas 23% da superfície total da UE” revela a ACEA.

Os dados completos do relatório podem ser acessados no site a ACEA clicando aqui


Fonte: Canal Move


____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD CENTRO OESTE - 10º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
11 e 12 DE AGOSTO DE 2021
CUIABÁ - MT - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdcentrooeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: ECORI/ PHB SOLAR / CLAMPER / AMARA-E / EDMOND / SOLFACIL / NEXEN / SICES SOLAR / SSM SOLAR / EMBRASTEC / JA SOLAR / WEG / WDC NETWORKS / INOX PAR / L8 / FORTLEV SOLAR / GE / SOLIS / LONGI / INGETEAM / SUNGROW / AMPHENOL / MODULAR ESTRUTURAS / POLITEC / WEB CONECTE / SOLARVIEW

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: