Biogás e Biofertilizantes produzidos através da suinocultura podem ser uma importante alternativa sustentável

Image

Estudo de caso da Embrapa realizado em Concórdia, Santa Catarina mostra como uso de dejetos de animais podem ser utilizados para gerar o biocombustível e evitar degradação ambiental pelas granjas da região.

Um estudo de caso apresentado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa- Territorial) revela a possibilidade da transformação de dejetos animais em biogás e biofertilizantes.
A pesquisa foi abordada durante o Fórum de Valorização Energética de Resíduos na última semana, evento promovido pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) e realizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos.

De acordo com José Dilcio Rocha, pesquisador da Embrapa Territorial, toda a infraestrutura da empresa foi utilizada para mapear e estudar as granjas presentes na região de Concórdia, município de Santa Catarina, no Sul do país.

Todos os Sistemas de Inteligência Territorial Estratégicas da Embrapa foram utilizados nesse estudo para analisar de forma geral a região, tanto o desenvolvimento socioeconômico, como a situação do solo, das águas e diversas características do território.

"De grosso modo, essa tecnologia abarca os aspectos que a gente estuda utilizando bancos de imagens, bancos de dados, orbitais, por exemplo, imagens do Landsat, do Sentinel, vários satélites que existem no céu e também como eu já disse de drone e vans” explica Rocha.

Estudo de caso envolveu produtores de 72 produtores de suínos para geração de biogás

A geração de biogás e biofertilizantes a partir de dejetos de animais está crescendo no Brasil, o que se revela uma importante alternativa na destinação correta dos resíduos agrícolas produzidos todos os dias.

O estudo de caso apresentado pela Embrapa mostra bem como a quantidade de dejetos pode afetar os rios e solo, mas que com a instalação de biodigestores novas oportunidades tanto de renda, como de economia e meio ambiente podem surgir também.

Rocha explica que o objeto de análise foi a Sub-Bacia Hidrográfica do Lajeado dos Fragosos. O estudo teve apoio da Embrapa Suínos e Aves e envolveu 275 produtores divididos entre suínos, bovinos e aves, onde 72 deles eram exclusivamente de suínos, segundo o especialista, o que os tornou a base para o estudo.

O estudo em geral teve como objetivo agregar valor a biomassa e bioeconomia na prática, assim como encontrar soluções para a quantidade de dejetos produzidos pelos produtores, os quais podem contaminar toda a bacia que cerca a região.

“Esse tipo de trabalho que a gente faz a gente busca agregar valor a biomassa, ou seja, o conceito de bioeconomia aplicado aí para realmente transformar o que são resíduos da produção em produtos, que é basicamente nesse caso da produção de suínos o biogás, que pode gerar energia elétrica para ser injetado na rede” reforça Rocha.

Soluções ao estudo mostram produção de biogás, biometano, biofertilizantes e sinergia

O especialista também explica que várias questões foram abordadas para viabilizar de fato a produção de biogás na região como soluções em transformadores.

O biometano, segundo ele, também foi apresentado como uma alternativa na transformação dos dejetos, assim como a sinergia entre a produção de alimentos que é capaz de criar uma circularidade econômica de modo que a economia realmente aproveite os dejetos na forma de biogás, biofertilizantes e também de incentivo ao cooperativismo.

Todos os dados do estudo podem ser acessados na palestra completa do Fórum Valorização Energética de Resíduos, no canal do Grupo FRG Mídias & Eventos, clicando em: Georreferenciamento e espacialização de resíduos da suinocultural e produção de biogás e biofertilizantes

Fonte: Biomassa BR
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD CENTRO OESTE - 10º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
11 e 12 DE AGOSTO DE 2021
CUIABÁ - MT - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdcentrooeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: ECORI/ PHB SOLAR / CLAMPER / AMARA-E / EDMOND / SOLFACIL / NEXEN / SICES SOLAR / SSM SOLAR / EMBRASTEC / JA SOLAR / WEG / WDC NETWORKS / INOX PAR / L8 / FORTLEV SOLAR / GE / SOLIS / LONGI / INGETEAM / SUNGROW / AMPHENOL / MODULAR ESTRUTURAS / POLITEC / WEB CONECTE / SOLARVIEW

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: