No Brasil cerca de 7,3 milhões de Mt de resíduos são descartados por ano indevidamente em lixões ou incineração a céu aberto

Image

Em entrevista exclusiva, João Carlos de Oliveira Mello, Presidente da Thymos Energia fala sobre a importância de se debater sobre as questões de RSU no Brasil e investimento no setor elétrico brasileiro.

CANAL WASTE ENERGY: A THYMOS é uma das maiores empresas brasileiras de consultoria e gestão de energia. Qual o diferencial de vocês no setor?

RESPOSTA: O diferencial da Thymos Energia é atuar nas principais questões regulatórias e temas de fronteira do setor elétrico, e ao mesmo tempo, entregar soluções para os clientes em uma linguagem simples e direta. Por exemplo: o setor perdeu muito tempo com a discussão sobre separação de lastro e energia. Ao passo que, desde sempre, a Thymos Energia mencionava a importância de não reinventar a roda e olhar para o que foi feito nos mercados de energia elétrica mais avançados, que é a contratação de capacidade por meio de novos empreendimentos, que é justamente o caminho que vem sendo seguido nas novas leis publicadas sobre o assunto.

Outro exemplo é o fato do setor estar bastante atrasado em questões relacionadas à abertura integral de mercado e a Thymos Energia tem trazido para discussão a experiência internacional, os acertos e erros de outros países em diversos aspectos nesse tema. Da mesma forma, a Thymos Energia foi uma das entidades fundadoras da ABREN, pois acredita que a geração de energia a partir de resíduos sólidos urbanos é uma necessidade urgente da sociedade pois resolve dois problemas, o da destinação de resíduos e o da segurança energética por meio da oferta de energia próximos aos centros urbanos.

CANAL WASTE ENERGY: Para a empresa qual a importância de se debater sobre as questões de RSU no Brasil?

RESPOSTA: É fundamental. No Brasil, por ano, cerca de 7,3 milhões de Mt (toneladas métricas) de resíduos são descartados indevidamente em lixões ou incineração a céu aberto. Dos 5.600 municípios brasileiros, cerca de 3.326 municípios ainda não possuem um sistema adequado para destinação final de RSU. O Brasil tem o potencial para a implantação de, no mínimo, 250 usinas de 20 MW. O que representaria o investimento de cerca de R$ 160 bilhões.

Aliado ao potencial das usinas de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos, essa fonte poderia atender até 6,4% da demanda nacional de energia elétrica, considerando as 28 regiões metropolitanas do país com mais de 600 mil habitantes. Uma única usina de 20 MW é capaz de retirar 825 toneladas/dia de resíduos sólidos urbanos que quando não tratados adequadamente contaminam o ar, o solo e lençóis freáticos.
Felizmente, o tema começou a ser endereçado no final de 2020, quando as usinas RSU passaram a ser um produto específico a ser disputado nos Leilões de Energia Nova.

CANAL WASTE ENERGY: Quais os projetos da THYMOS para o próximo ano?

RESPOSTA: Continuar atuando nos temas de fronteira do setor elétrico brasileiro e ao mesmo tempo lidar com o forte crescimento da empresa. A Thymos Energia vem atendendo uma quantidade crescente de investidores estrangeiros interessados em investir no setor elétrico brasileiro.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: