Iniciativa Global visa habilitar energia limpa 24 horas por dia e 7 dias da semana

Image

Google, Microsoft, PwC, Vattenfall, Statkraft e Engie estão entre as mais de 100 empresas participantes do projeto.

A produção de energia limpa vem sendo cada vez mais debatida e incentivada no mundo, entretanto, muitos países ainda não estão focados nas metas ambientais firmadas durante o Acordo de Paris.

Dados alarmantes durante a Cúpula do Tempo mostram o quanto ainda é necessário fazer para evitar o aquecimento global por parte dos governantes e pessoas físicas. Um relatório desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por sua vez, revela que para bater as metas estabelecidas países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Coréia do Sul e Austrália deverão adotar medida ambientais extras.

Assim como o governo, muitas empresas já estão criando por conta própria projetos sustentáveis que buscam equilibrar o desenvolvimento econômico e sustentável.
A inclusão de energias renováveis em suas unidades está entre as medidas tomadas. Uma iniciativa criada em prol do ambiente já conta com 100 empresas participantes e ação visa acelerar as mudanças para a energia limpa 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Programa independente revela abordagem nova para rastrear energia limpa no mundo

Chamada de EnergyTag, a iniciativa global é um projeto independente e liderado pela indústria com foco em acelerar a mudança para energia limpa 24 horas por dia e em 7 dias da semana.
De acordo com os desenvolvedores da iniciativa, a ação já conta com seis projetos ao redor do mundo com o objetivo de rastrear de forma nova a eletricidade em tempo real e fornecer sinais de preço ao mercado para garantir que a energia limpa esteja disponível 24h por dia.

Atualmente, segundo o fundador da EnergyTag, Toby Ferenczi, o principal problema é que a medidas que as usinas renováveis são construídas, a disponibilidade de energia se torna mais volátil, o que mostra uma superprodução em determinados horários e dias, mas escassez em outros.

Para sanar esse tipo de situação o programa foi criado e visa implantar os seis projetos que irão funcionar através de certificações de energia, onde o certificado é capaz de mostrar aos consumidores e produtores de energia que a energia consumida é verde de hora em hora.

Ferenczi afirma que certificados mais detalhistas poderão recompensar os produtores de energia renovável em momento de escassez, incluindo provedores de armazenamento e flexibilidade, que por sua vez, são imprescindíveis para a geração de energia mais limpa.

“Precisamos de uma forma transparente de verificar a fonte de energia que consumimos a cada hora para acelerar a implantação das tecnologias necessárias para combater as mudanças climáticas” explica Ferenczi.

Mais de 100 empresas já estão apoiando o projeto

A EnergyTag vem sendo vista por grandes empresas como uma iniciativa importante para fomentar ainda mais a energia zero carbono.

Organizações como Google, Microsoft e o governo federal dos EUA anunciaram recentemente o compromisso de fornecer energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana e diante disso a ferramenta será bastante importante nesse processo.

O Google, a Microsoft, a PwC, a Vattenfall, a Statkraft e a Engie estão entre as empresas que já declararam apoio a iniciativa e de acordo com a EnergyTag, 100 empresas ao todo estão fazendo parte do projeto.

Ferenczi acredita que um mercado de certificados por hora também pode impulsionar o crescimento de tecnologias flexíveis, como armazenamento ou resposta do lado da demanda, necessárias para obter energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ainda segundo o especialista esse tipo de mercado fomenta a adesão de energia limpa e fornecerá um novo sinal de preço para impulsionar o investimento.

Fonte: Biomassa br
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI / PHB SOLAR / CLAMPER / NEXEN / EDMOND / SICES SOLAR / SSM / L8 / JASOLAR / WDC / INOX PAR / WEG / GOODWE / EMBRASTEC / SUNGROW / INGETEAM / SOLIS INVERTERS / SOLAR EDGE / OPUS SOLAR / LONGI / AMPHENOL / NOVA ESFERA / POLITEC / PROAUTO / TRITEC / SOLFACIL / MODULAR ESTRUTURAS / SOLARIZE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: