Setor de biogás obteve crescimento mesmo durante a pandemia

Image

Brasil é considerado o país com o maior potencial de produção de biogás no mundo e obteve crescimento com mais de sete grandes empreendimentos, que somaram investimentos de R$ 700 milhões.

O biogás é um gás gerado na decomposição da matéria orgânica, ou seja, sem a presença de oxigênio e esse gás pode ser aproveitado para gerar eletricidade, calor ou sofrer o processo de purificação e transformação desse gás em biometano. O biometano é um substituto do gás natural que pode ser utilizado para injeção na rede ou também como combustível para uso veicular.

De acordo com a Biogás, o potencial de biogás no Brasil por ano disponível é de 41,4 NM bilhões de biogás proveniente do setor sucroalcooleiro, 37,4 NM bilhões do setor agroindustrial e 5,8 NM bilhões do setor sanitário.

A maior aplicação do Biogás é para a geração de eletricidade, a produção média por uso final é de cerca de 119 MW de potência instalada e de produção média por substrato a maior produção corresponde em 51% para aterro sanitário, 25%, indústria de alimentos e bebidas, 14%, suinucultura, 6%, lodo de esgoto e 3% para outros.

Biogás no Brasil

O Brasil é considerado o país com o maior potencial de produção de biogás no mundo. Segundo a ABiogás,o setor sucroenergético pode chegar a uma produção de 57,6 milhões m³/dia apenas na indústria de cana-de-açúcar. Em seguida, vem a proteína animal (38,9 millhões m³/dia); produção agrícola (18,2 milhões m³/dia); e saneamento (6,1 milhões m³/dia).

‘’Hoje, já dispomos de tecnologia para projetos em escala comercial, com viabilidade econômica. As soluções tecnológicas desenvolvidas para o gás natural fóssil, tais como motogeradores e turbinas aeroderivadas de alta eficiência para geração de energia elétrica, motores para veículos pesados dedicados a gás, tecnologia para transporte e abastecimento de gás natural comprimido (GNC) e liquefeito (GNL), abriram novas fronteiras para o uso eficiente e com qualidade do biogás. Em relação ao processo de biodigestão, um importante desenvolvimento foi a integração dos resíduos sólidos no processo de biodigestão, tais como a palha e a torta de filtro.’’, afirma Tamar Roitman, da Abiogás.

Desenvolvimento do setor de biogás durante a pandemia

Mesmo durante a pandemia o setor de biogás teve um grande desenvolvimento, foi registrado um aumento de 27%, o número de usinas, mapeamento de 69 novas plantas, sendo entre eles sete grandes empreendimentos que somaram investimentos de R$ 700 milhões.

Segundo Roitman a Abiogás acompanha esse crescimento e tem trabalhado intensamente nas pautas mais importantes para o setor junto aos órgãos de governo e no legislativo.

‘’Outro braço importante da associação é a produção de conhecimento. Hoje, a ABiogás é uma referência quando o assunto é gás natural renovável.’’, afirma a gerente executiva.

Fonte: Biomassa BR
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI / PHB SOLAR / CLAMPER / NEXEN / EDMOND / SICES SOLAR / SSM / L8 / JASOLAR / WDC / INOX PAR / WEG / GOODWE / EMBRASTEC / SUNGROW / INGETEAM / SOLIS INVERTERS / SOLAR EDGE / OPUS SOLAR / LONGI / AMPHENOL / NOVA ESFERA / POLITEC / PROAUTO / TRITEC / SOLFACIL / MODULAR ESTRUTURAS / SOLARIZE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: