1,4 milhões de euros poderão ser destinados para pesquisas de biomassa no Brasil

Image

Parceria entre a FAPESP e a instituição NWO visa fomentar as pesquisas que envolvem a bioeconomia.

As pesquisas desenvolvidas sobre o uso da biomassa no Brasil, assim como projetos inovadores e interdisciplinares que envolvem o uso sustentável do produto poderão receber apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e também da Organização Neerlandesa para Pesquisa Científica (NWO) nos próximos meses.

Um edital criado por ambas as instituições foi divulgado no site da FAPESP está semana e visa receber a submissão de trabalhos e projetos para fomentar a bioeconomia através da biomassa até setembro de 2021.

Com o tema “Produção Sustentável de Biomassa para Bioeconomia”, a chamada de propostas é o oitavo edital lançado pela parceria desde 2012 de acordo com a Agência FAPESP e tem como foco o acordo de cooperação científica entre os países.

Projetos submetidos deverão apresentar soluções para funcionar em ambientes específicos

Os projetos que serão submetidos ao edital devem apresentar algumas especificações segundo a FAPESP, onde soluções para funcionar em ambientes específicos devem ser apresentadas e também o uso sustentável combinado com as funções e demandas estabelecidas.

A instituição explica que os projetos desenvolvidos exigirão uma abordagem multidisciplinar e em vários níveis para que as soluções se tornem abrangentes. “Parte do projeto deve ser uma análise aprofundada do estudo de caso que resulte no desenvolvimento de transferência do conhecimento” explica a instituição através da Agência FAPESP.

Ainda segundo ela o projeto também pode incluir uma grande variedade de fontes de biomassa desde plantações, passando pela silvicultura, produção pecuária, agricultura, resíduos florestais e ainda também embarcar na aplicação de alimentos e geração de energia.

Cinco áreas receberão as propostas conforme a FAPESP, sendo elas o desenvolvimento de novas ou melhores plantações, a gestão de agrossistemas, os métodos de plantação e manejo agrícola com o intuito de melhorar a sustentabilidade econômica, social e ambiental, o impacto social e econômico que resulte em mais empregos e valor agregado e também as soluções que melhorem a biodiversidade e a saúde ambiental.

Orçamento disponibilizado pelo Edital

O edital para receber as propostas está disponível no site da FASPESP e a submissão dos projetos poderá ser enviada até 21 de setembro deste ano tanto pelo site brasileiro como também pelo portal da NWO. Na ocasião serão admitidos tanto trabalhos brasileiros como também dos países baixos.

A parceria entre a instituição brasileira e a NWO visa financiar dois projetos colaborativos por cinco anos. Cerca de 1,4 milhões de euros serão disponibilizados pela NWO e já a FAPESP irá financiar as propostas conforme respectiva modalidade de apoio como o Auxílio Temático ou Jovem Pesquisador.

Em junho, ambas as instituições também pretendem realizar um evento online para apresentação da chamada e também para promover interação entre os potenciais parceiros.

Mais detalhes sobre o edital como a data limite de submissão, duração dos projetos, elegibilidade, submissão, contato com a equipe e especificações do projeto como a abordagem de pesquisa integrada e co-criação, plano de impacto, colaboração internacional e demais orientações podem ser encontrados através do site Chamada conjunta FAPESP/NWO 2021 – "Produção sustentável de biomassa para a bioeconomia"

Fonte: Biomassa BR
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: